CCD?(colony colapse disorder)

Alguns dias após a última publicação estou de volta!!

Sábado, em visita ao meu apiário dei com uma colónia que tinha apenas 3 quadros com abelhas. Fiquei intrigado! Afinal nas outras colónias o movimento era absurdo e um dos núcleos que compréi em Março já puxou a totalidade dos 5 quadros vazios e trabalha já nas duas meias alças lusitanas que lhe pús de uma assentada. Até o enxame novo trabalha bem! Só aquele me faz enigma!?!?

Afinal tinha 5 quadros de abelhas 3 semanas antes!! Não tem sintomas de estar sem raínha e alimentei duas vezes com estimulante para postura para tentar desenvolver a colónia. Será o CCD que está a tacar a colónia?

Pode ser, afinal andes de atacar a varroa era a que tinha maior infestação. No entanto o tratamento foi bem sucedido e após o mesmo passei um par de semanas sem ver uma única varroa caída no tabuleiro do estrado!!

Lá que é estranho é!, e tenho pena de não existirem enxames na zona, ou juntaria um pequeno enxame (garfa) que apanhasse e que contribuísse para o reestabelecimento da saúde da colónia. Não irei arriscar outra colónia para salvar esta.

No enxame que tinha umas varroas  caídas no estrado apliquei o Mitegone. Esse tem apenas 6 quadros puxados e tem 5 cheios de criação..de fio a pavio! No dia seguinte à aplicação..foi vê-las tombadas no tabuleiro. Gostei mesmo!!

Só voltarei ao apiário a 15 ou 22 de maio. Afinal não tenho lá que fazer até essa data. Aqui as flores são tardias, embora elas façam mel por muito tempo e aproveitando o doce das frutas.

As silvas brancas começam o festim esta semana, embora elas estejam super concentradas nos diosporos. O trevo também já começa a florir em massa, sobretudo o trevo branco rasteiro.

A todos, votos de uma excelente semana !!

Voltei ao apiário e a colónia recupera a olhos vistos.

Depois de muito matutar decidi culpar o nosema pelo que com essa colónia se passou.

O primeiro enxame que entro vai levar ainda este mês uma meia alça ou alça completa. Está lindo!, Quanto á reinfestação de varroas..foram-se! o fórmico é um luxo. Nem sinal de doença..e as traças também pagaram a fatura!, existiam lá duas escondidas..malandrecas hã.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s