No seguimento de ter a informação de que um apicultor retirou a película que envolve a lateral da placa..Não o faça, pois isso expõe todo o ácido e aumenta a evaporação em 21vezes !, pois as amostras estão prontas a usar.
1 – Retirar do saco
2 – Colocar na vertical e junto à parede (1º quadro)
3 – Fechar a colméia
Note que: 2 placas tratam 1 ninho reversível e 3 placas tratam um ninho Lusitano ou Langstrough durante 21 dias. Pode deixar as placas lá dentro..não ficam resíduos.
Agradeço desde já a todos a atenção que prestaram. Espero que na próxima apresentação possa esclarecer estes detalhes. E em caso de dúvida contacte-me antes de usar. A segurança está em primeiro lugar!
Aproveito ainda para endereçar cumprimentos à Associação de Apicultores do Litoral Centro, pois considero que o modelo de organização e o quadro de oradores foi muito bem escolhido e apelou á diferença e novas idéias.
Enquanto apicultor desejo mudar o paradigma para melhor!, desejo o melhor para as abelhas e farei o que estiver ao meu alcance para promover uma apicultura de futuro! Isso envolve novas técnicas tanto a nível químico, como a nível do bio-combate às doenças. Temos todos de puxar para o mesmo lado e pugnar por uma lei mais simples e aberta a técnicas comprovadas, modernas e que permitam associar-se às melhores práticas.
Agradeço ainda o contributo fantástico dado pela Andréia Chasqueira (técnica apícola da AALC) e o auxílio que o Rui Rodrigues(IbericaQueens) me tem prestado. Saliento ainda a apresentação feita pelo Biólogo Pífano (blog Monte do Mel), o qual dá à apicultura nacional um contributo ímpar, tendo eu ficado com uma impressão de que é uma pessoa muito ponderada e sabedor do que melhor será o caminho para a nossa apicultura.