Caçadas de enxames!

Olá a todos.

Aqui nos vales estamos agora a atingir o topo do que a floração pode dar. Os tons amarelo, azul, vermelho e branco dominam os campos que circundam o apiário.

Os enxames são frequentes e tenho agarrado alguns. Ao ritmo de um por semana! Ainda hoje pela manhã apanhei um (cerca de 650gr) que se empoleirou numa nogueira das minhas e a cerca de 1m do chão. A raínha é nova, sabendo eu de onde ela saiu.

A chuva que tem caído de forma regular, permite que este ano existam flores até ao momento em que a repassagem surja. Ainda ontem choveu, o que só por si irá garantir mais duas semanas de néctar abundante.

Já aumentei o meu apiário em demasia, estando por isso a equacionar juntar os enxames de menor população. Afinal ainda me faltam chegar as amarelas!, e já não há espaço para tanta abelha.

O enxame gigante que apanhei há 15 dias leva já 6 quadros de ninho(lusitanos) puxados quase até abaixo. Vou aproveitar a deixa e no próximo fim de semana colocarei uma alça para aproveitar a vontade que demonstram em trabalhar.

Tenho dúvidas acerca do comportamento de uma colónia!, na qual sei que enxamearam e tinham um grande número de células zangão em 2 quadros. Destruí cerca de 80% destas, comprovando o excelente trabalho que o fórmico fez, pois não tinham varroas. Duvido no entanto que exista uma raínha, visto não existir cria desoperculada. Dentro de uma semana voltarei a abrir, sendo que se as minhas dúvidas persistirem, lhes juntarei sem dúvida uma pequeno enxame para que a colónia não desapareça por falta de raínha.

Vou dando notícias!,  fazendo da teoria lida o meu guia de apicultor e adaptando o meu maneio ao que os mais experientes me vão ensinando.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s