Casa Abelha!

Ao ver alguns filmes acerca da apicultura Nórdica, ocorreu-me uma idéia que achei ser interessante. No entanto, com o planeamento da minha ida para fora pensei em deixar esse projecto entregue a um amigo. Entretanto as coisas atrasaram e decidi que tinha tempo de executar o plano com a ajuda de um amigo de infância e meu sócio nesta aventura, ao qual tenho tentado transmitir algum conhecimento que vou adquirindo graças aos apicultores que me ajudaram a evoluir um pouco e aida à muita literatura que vou consumindo.

O primeiro enxame já está no local, assim como algum do material necessário!

O objetivo é ter um apiário protegido das intempéries e que sofra menos com o Verão quente e Inverno molhado. Espero aumentar em muito a durabilidade das colméias. Para já serão 7, mas existe espaço para mais 8 colméias.

É neste apiário que espero executar a experiência de “double Queen Hive” atravéz do método vertical.

ò pra elas!Dantes era casa agrícola..agora é casa abelha! :)Este é mais um passo que permite reaproveitar um espaço à mto abandonado.Escusado será dizer que este é mais um caso de uma fazenda que produziu vinho e que esteve abandonada alguns anos. Agora tenho aqui o pomar para frutas lá para casa (já com 2 anos) e 20 000m2 divididos entre Pinho Manso e Nogueira Negra. Alguém quer cultivar o restante? Faltam 12 000m2 para cultivar! Empresto o terreno.. Daria um excelente abobral ou batatal..Mais fotos sobre os tempos livres..a inventar colméias! todas lusitanas..ou Quase!Material em construção..

 

 

 

Na foto anterior encontram-se em construção uma colméia lusitana normal e uma lusitana feita em contraplacado marítimo. Será que resulta? é que fica bem mais barato e são só 6 tábuas que permitem a construção em 15min!…vamos ver se resulta….

Trabalhem malandros(Marcio e Paulo)! que eu fico a ver..

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

9 respostas a Casa Abelha!

  1. Boas,
    Não me parece má ideia, no entanto poderá ter os seus contras…
    As abelhas têm por onde entrar é certo, as pedras à frente da entrada das colmeias tambem as ajuda, no entanto, também serão bons esconderijos para os predadores das abelhas (ratos, sapos, cobras, vespas).
    Aquando da manutenção dos ninhos, vai haver abelhas que vão sair dos ninhos / alças, mas depois de colocadas as tampas, a pequena janela (unica, parece) existente por cima das entradas poderá trazer alguma confusão às abelhas (não sei, digo eu!).
    Esse terreno é teu? Então porque não aproveitas e semeias tu isso? Quem diz semear, diz plantar umas arvores que tragam beneficios às abelhas (a ti).
    Eu por exemplo, no terreno onde tenho as abelhas, aos poucos vou enchendo de arvores, nomeadamente, cerejeiras, pessegueiros, nespereiras, medronheiros, agora tenho lá nabos em parte do terreno mas que por falta de chuva estão muito reles, já lá tive girassol também, já plantei alguns pés de rosmaninho e alecrim, agora vou fazer um viveiro de amendoeiras para lá plantar também uma carreira ou duas delas. Pouco me interessa se chegam a dar ou não fruto, desde que deêm flores com fartura!

    Um abraço,
    Luís Moreira

  2. Nuno diz:

    Como correu a experiencia com a utilização do contraplacado marítimo?

    • Assim assim!, visto que temos um enxame dentro de uma dessas colméias e que sobreviveu a este inverno e violenta primavera. No entanto parece um pouco atrasado em relação aos outros.

      • Nuno diz:

        Estou a desenvolver uns prótótipos de núcleos e colmeias para testar, vamos ver… sou um curioso destas coisas e pouco entendo, ou nada!! Queria mesmo era aprender a produzir rainhas para já…

      • Produzir as raínhas não é difícil. O Picking é bem fácil, e existem muitas coisas escritas sobre como o fazer.
        No meu caso, o que estou a achar ainda complicado, é o sincronizar o nascimento das novas raínhas com o bom tempo. Isto é que por vezes desmoraliza a malta.
        Só para lhe dar um exemplo, ainda à coisa de semana e meia fiz uns 9 núcleos com célula real num dia bem ameno, dos poucos que houveram. 2 dias depois, chuva forte e muito vento frio (rajadas de 80Km/h) fizeram os núcleos arrefecer e as raínhas não nascerem. De 9 escaparam 2 ou 3…

        Nisto da apicultura, sobretudo o timing de se fazerem as coisas é o que demora mais a aprender e o mais difícil de ajustar.

  3. Nuno diz:

    Uma das coisas que penso nesses prótótipos são soluções de isolamento para situações dessas…

  4. andrenobre diz:

    sera possivel facutar o esquema dessa colmeia lusitana.
    estou a trabalhar numa tese de mestrado e preciso de uma colmeia para testar o meu sistema de controlo de abelhas numa colmeia.
    sera possivel facultar as dimensoes, da colmeia para construir uma ssff.
    o meu contacto andnobre@gmail.com

Deixe uma Resposta

