Ano Tardo! e balanco de actividade

Pelo que me dizem la de casa, o ano inicia-se frio, com as minimas a chegarem aos 4C durante a noite, e com o vento vindo de Noroeste a soprar desde Peniche, chegando aos vales uma hora depois ainda com intensidade, o que faz com que os 15C de maxima se traduzam numa sensacao de 12C apenas.

As abelhas nao trabalham por isso antes das 10 ou 11h da manha, e apos as 3 ou 4 da tarde recolhem ao seu aconchego.

O meu pai, resolveu por iniciativa propria ir colocar 3kg de mel a cada apiario, pois axava que tinham fome e que por isso ficavam por casa. O que se passa no meu entender é o oposto..os ninhos Lusitanos estao encravados de mel e polen(sobretudo este, poix aqui na zona nao é incomum ter 4Q de polen de fio a pavio à entrada da primavera), e as rainhas nao possuem espaco para por. Ao fim  de 2 dias metade do mel ainda la estava.

Assim que chegar, la para o final deste mes, vou desencravar tudo, retirar as meias alcas que estao cheias de mel(hera 20%e eucalipto80%), estimular a postura e meter maos ao trabalho para ter celulas reais prontas no fim de Marco, cerca de 25 a 30 dias apos desbloquear.

Entretanto terei que construir pelo menos mais uma duzia de caixas para fecundacao, visto que as 9 que tenho nao vao chegar nem para aquecer. Pois se bem que prefira introduzir celulas reais nos nucleos recem formados, é mto bom ter rainhas fecundadas para suprir as falhas e para ir substituindo as que demonstrarem nao estar à altura dos acontecimentos.

Assim se espera uma primavera oposta à do ano passado, e em que este ano o problema podera ser de agua a mais e as plantas atrasarem..mas que assim seja!, pois isso garantirà um outono rico e uma repassagem abundante para o meio do verao.

No fim de inverno, a casa abelha conta com 11 enxames, 6 em lafoes (que so la estao até eu os dividir e terminar com o apiario pois o carro nao vai la e eu nao posso com as colmeias repletas pelo vale acima), 2 na terra do marcio, 4 ja instalados no apiario novo(Escata) e ainda 3 enxame para chegarem à Escata vindos dos Asas Augusto. Dentro de 1 mes e picos todos estarao entre Casa Abelha e Escata.

Assim, cresci de 2 enxames no primeiro ano, para 11 no segundo, 23+3 no terceiro inverno. 🙂

O mel também ja està todo vendido, e é um enorme prazer saber que quem prova comeca a perceber o bom que é o sabor de Outubro, com aquele cristalizado de cor creme, suave e sem travo a nada de estranho. Apenas se estranha ao olhar, pois em duas semanas ou tres cristaliza todinho. O meu monofloral por excelencia!

 

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s