Alimentação de Verão – Experiências

Este ano quis melhorar um pouco o meu maneio,

Dessa forma, comprei antecipadamente alimento afim de testar se vale a pena preencher este paríodo de falta de néctar com um alimento que mantenha as abelhas em forma até a tágueda estar on fire.

A primeira nota é de que começei mais tarde do que deveria, pois a floração adiantou.

Alimento 1 – Beecomplet (outouno) – As abelhas consomem-no bem, mas parce-me que para colméias fortes 1 pacote dura menos que 1 fósforo a arder, Para colméias razoáveis parece bom, e para as fracas dura duas semanitas e não gosto do facto de criar uma espécie de massa que as impede de aceder ao líquido. Gosto dele para núcleos com novas raínhas, mas pacote rasgado de fio a pavio.

Alimento 2 – Fondabee – Ao fazer um buraco ao centro (2cm) e dar o pacote via óculo o fondant não seca, mas é consumido tão devagarinho que não creio ter impacte na colméia. Estou a gostar quando corto o pacote em 2 e meto metade sobre a prancheta. Não seca e ao fim de 2 semanas uma colméia razoável come cerca de 700gr. É uma possibilidade para o futuro.

No próximo ano vou optar por outro alimento a conselho de um amigo Alemão vou optar por apiinvert em 3 alimentações com 1,5lt (1Ago/15Ago/1Set são datas previstas) e depois farei como neste ano e deixarei aqui a minha impressão sobre ele.

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

11 respostas a Alimentação de Verão – Experiências

  1. Bernardino da Silva Gomez diz:

    Boa tarde.
    Já experimentei essa alimentação não desgosto, mas fica um pouco cara.
    Este ano estou a utilizar sacarose, e pelo que tenho observado é um espectáculo. Aqui na zona não precisamos de alimentação proteica, porque a quantidade de polén é muita,
    abraço.

  2. Obrigado pela partilha.
    Peço que diga onde compra e a quanto fica?
    Estou a equacionar o apiinvert sériamente mas em barrica.

  3. Bernardino da Silva Gomez diz:

    compro a granel em bidão de 200 lit, iguais aos que levam mel. Cada pesa entre 210 e 230 kg o preço este ano foi de 0.67€ kg mais o IVA. comprei num fornecedor perto de Seia, mas vou ver na factura o local exacto e o nome da empresa. Não se o teu numero de telefone para falarmos mas o meu é 917 54 71 79.

  4. Agradeço desde já a informação. E o preço parece muito atraente.
    Eu depois ligo ou podemos falar via facebook tedigotoo@clix.pt é o meu mail. Assim podemos conversar via chat, de borla. Seria fantástico se me pudesse dar esse contacto, pois equacionarei comprar alguns bidons.
    Quanto a buckies, já tenho experimentado de várias origens. As melhores que testei foram Alemãs, do Dr. Pieter Strofen. Mas cruzadas com zangão ibérico são hiper nervosas e agressivas, mas como só tenho uma, posso estar a julgar o todo pela parte. Um dia comprarei algumas de fecundação controlada, pois se deixarem a agressividade e forem como esta, são atómicas!
    As da Dinamarca do Keld, são meiguinhas meiguinhas, e dão boas filhas, mas não chegam perto das Alemãs, nem em cria, nem em mel e sobretudo em pólen.
    Por cá estou a experimentar as que o João Gomes da Apicant me ofereceu. Já estão em colméia e estou a gostar imenso delas. E gosto imenso de ter um bom criador aqui perto!
    Chegam para a semana 6 de outro criador da Dinamarca e outras 5 da Estónia. Vamos ver o que dão!! Como pretendo assentar a minha criação na raça, prefiro comprar virgens e algumas mães para quando preciso de umas realeiras ter à mão. Sem dúvida vou comprar bastantes ao João Gomes no futuro, e em março vou testar umas raínhas Chilenas também, para os castelos verticais, e ver se é viável.
    Se gostar da Cárnica aí, eu depois peço o feedback para entender melhor a adaptação ao nosso clima. Estas buckfast do Keld são assim tb, muito económicas e parece que nem comem. Parecem ter muito de cárnicas, pois respondem muito bem aos estímulos, e passam de 4Q de abelhas a uma caixa cheia num mês. Mas propolizam pouco, e o própolis vale dinheiro, pois aqui da zona é de qualidade excelente devido aos choupos.
    Falamos no Face!!

    • carlos diz:

      Venho endereçar lhe os parabéns pelo seu blog, o qual sigo com regularidade.Gosto muito da forma clara e objectiva como transmite as opiniões e partilha conhecimentos e experiências.

      Pretendia contacta-lo por mail ou facebook caso fosse possível. Enviei-lhe um e mail mas veio devolvido.

  5. Bernardino da Silva Gomez diz:

    obrigado pela sinceridade e a bondade como explica e se abre com os outros.
    Um grande obrigado,
    Eu não utilizo o facebook.

  6. Bernardino da Silva Gomez diz:

    Olá.
    Realmente este ano está a ser muito diferente, hoje quando voltei do trabalho foi visitar as minhas amigas, ao abrir algumas colmeias reparei que estão a meter mel, mas o estranho é que esse mel tem uma cor muito escura, o que não é habitual nesta zona, será da tagueda ou das eras, mas eu penso que é das amoras das silvas e outros frutos.Mas o que interessa ,e que estão a meter néctar, assim poupo na alimentação.
    Quando quiseres falar comigo liga me que depois e ligo para ti
    Abraço Dino

  7. Dino, talvez tenham ja uvas maduras ou alguma figueira moscatel preto. O mel da hera e claro, e o da tagueda tb nao e muito escuro. Aqui tambem comecam a trazer necar, mas nao vao encher nada devido aos desdobramentos que tenho planeados.

    Abraco

  8. Bernardino da Silva Gomez diz:

    Boa sorte

  9. João Rodrigues diz:

    Olá, sou um amador de apicultot, comecei este ano, e ouvi falar em desdubramentos em março, outubro e até em novembro (nucleos). Já me apercebi que é para ampliar o apiario, mas como se faz e quando?
    Considero que deve ser o melhor sistema de funcionamento o de uma colmeia,não quer dizer que não hjam semenhantes “Formigas”, hacho que dão um grande exemplo a humanidade como é viver e trabalhar em equipa, esta foi a causa por me interesar pelas abelhas.
    Ja agora alguem pode dar uma ajuda, ja que falei com alguns apilcutores e da u,ma sensação de tabu, se valguem puder ajudar Agradeço. João Rodrigues

Deixe uma Resposta

