Novas Tonalidades – Época terminada

Hoje pela manhã fui espreitar umas colméias.

Nas entradas, e apesar do tempo farrusco, húmido e salpicado por borriços, averdade é que as colméias disfrutam da excelente temperatura, e a azáfama era bastante.

Ainda não são todas, mas algumas colméias já viram atenção para o eucalipto recém florido. A tonalidade do pólen é ainda amarela aqui e acolá, mas o eucalipto ganha terreno. O seu pólen claro entra em grandes bolas, e as colméias ganham peso num repente.
Aquele terrível síndrome de Novembro o Fatídico, está para já arredado da mente. Pois abelhas melhores, colméias mais preparadas e uma floração de eucalipto a aparecer na altura exacta, fazem deste outouno chuvoso um mimo que não se pode recusar.

Assim, e com as previsões a apontarem para temperaturas bastante boas nos próximos dias, vou aproveitar para meter alças em cima da carroça (maioritáriamente cera puxada) e ir ver no que dá!, visto que as mais fortes certamente farão trabalho num àpice, e seria mais um sonho passado à realidade, conseguir tirar mel de eucalipto aqui no agreste. Sei no entanto que este foi um verão irrepetível!

Dou desta forma por concluida a minha campanha apícola de 2014, dando início ao mesmo tempo à de 2015.

As conclusões cifram-se num ano que teve um início Horrendus, mas uma gloriosa primavera tardia que se prolongou no tempo até Outubro. Para mel o ano foi assim assim. Para pólen foi extremamente mau. Para fecundações e raínhas foi um misto de sensações. já para as experiências apícolas foi fantástico…
Falta apenas referir que para o desenvolvimento de novos enxames e preparação da próxima campanha, tem sido absolutamente glorioso, e seria necessária uma hecatombe invernal para estragar todo este trabalho de preparação que tem sido feito. Com todos os apiários a estarem neste momento a top!, em reservas, abelhas, cria e baixíssima infestação de varroa.

Outro aspecto a salientar são as raínhas. Até hoje nunca tinha tido qualidade próxima àquela que tenho neste momento. E se 1 ano de selecção faz isto, seleccionando apenas 2as características…o que poderá ser feito na próxima década deixa-me maravilhadamente expectante.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Novas Tonalidades – Época terminada

  1. Bernardino da Silva Gomez diz:

    Boa tarde.
    A chuva não para, é o ano apícola que temos, mas pessoal é preciso preparar as alças porque depois destas chuvadas, e com o eucalipto já flor, temos para a semana, muito trabalho, aqui a beira mar. pois vamos ter mais uma explosão nas colmeias. e atenção a varroa pois ela anda ai.
    Afonso sei que para ti este ano está praticamente acabado, para nós é começo, digamos o nosso São Miguel, elas estão a fervilhar, cheias de criação como já não via desde o meu tempo de adolescente. Será este o ano do eucalipto, espero que sim.
    abraço dino

  2. Dino…aqui também se recusam a parar! Parece que mesmo com pouco eucalipto que por aqui há, basta meia dúzia deles em flor e elas trazem abundancia. Também nunca tinha tido as abelhas assim, e com este calor desta semana sobem às alças a valer!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s