Depressa!!Depressa!! que vem o Verão de S. Martinho…

As temperaturas vão subir de repente, e prevendo isso mesmo hoje fui abrir o meu apiário mais pequeno para servir de teste.

Ao chegar deparei-me com as colméias bloqueadas, com as raínhas recém fecundadas em acelerada postura.

Das 9 colméias 7 levaram meias alças e doaram 1Q cada para os núcleos. A mais atrasada levou 2Quadros e uma outra outra teve de ser nucleada(talvez corra bem) pois eu não tinha mais meias alças. A colméia que à uns 15 dias levou meia alça por estar mais adiantada já encheu tudo e está a opercular, tendo hoje sido agraciada com a 2a.

Assim amanhã tenho de me apressar, meter ceras, carregar alças e começar a distribui-las onde fazem falta.

Há que trazer zangãos do Almo para testar o nível de varroa no conforto de casa e ficar completamente sossegado, e ainda levar quadros extra para desbloqueamentos.

Sinto-me super feliz pelo estado das colméias ser soberbo e de estas raínhas serem já outra loiça, por ver aqui e acolá algumas flores de eucalipto a parecerem piscinas de néctar, dentes de leão e erva vaqueira bonitos, trevos a florir e as abelhas a trabalharem muito muito bem.

Ao contrário das ibéricas, agora sobem às alças mal estas acentam no ninho. Puxam cera com frio e chuva e trabalham até ao luar. Sinal de cria compacta, em quantidade, e uma genética bem diferente.

Até agora apenas um par de ibéricas fizeram a gracinha de tentarem enxamear.

A filha da 14, uma ibérica ainda pura revela-se ser uma excelente raínha, tal como a mãe, embora não seja meiguinha. As F1 Dinamarquesas revelam-se parelhas, bem melhores do que a mãe devido ao vigor híbrido, mas meiguinhas (apenas uma é excepção e como tal vai servir de finalizadora em vez de criadora de Zangãos). As F1 da Apicant, deste fim de Junho estão também já nas meias alças, e ao menor sinal de fumo portam-se muito bem. Algumas F2 que tenho feito são já copuladas por zangãos de qualidade e apresentam excelente comportamento, com poucas operárias fora do padrão Buckfast.

Os resultados começam a ser cada vez mais visíveis. Na próxima primavera termino a conversão dos apiários da periferia com células da matriarca que vou eleger.

Ando a trabalhar nelas a solo, e por isso não é fácil fazer fotos. Vou tentar amanhã, abrir 3 ou 4 colméias seguidas para vos mostrar o estado delas à entrada do frio. E espero poder mantê-las assim todo o inverno, e entrar Fevereiro com 6 a 8Q de cria, prontas a subir aos sobreninhos.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Depressa!!Depressa!! que vem o Verão de S. Martinho…

  1. Excelentes essas abelhas! as minhas já começam a ficar na casa a preparar-se para hibernar as Ribatejanas são bem mais moles qualquer das formas estes dias de sol deve ajudar a levarem mais algumas reservas.

  2. Se não andasse sozinho no campo tirava fotos..mas estou estourado. Hoje levaram mais alças…e assim que a alça assenta elas começam a trabalhar. Muitas levam alça entre os 2 ninhos Lusitanos pois o de cima tá todo operculado. Mais um enxame (garfa) apanhado hoje.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s