Fim de tarde…aproveitar enquanto dura!

O Agreste nem parece tão Agreste assim. Os dias têm vindo calmos, sem vento, quentes e fantásticos do ponto de vista das abelhas.
Hoje ao final de tarde, enquanto passeava junto de algumas colméias, o cheirinho de néctar a ser ventilado era inconfundível. Cheirava a eucalipto! Aquele aroma era tão intenso que quase só por si chegaria para desentupir um nariz mais constipado.

Alegra-me muito que elas estejam com todo este cometimento, que o pólen continue a entrar certinho e de as ver felizes pelas meias alças. Andam mansinhas, agradáveis de ver e de mexer.

Mais alegra a previsão de bom tempo, que parece ter vindo para continuar, sobretudo previsão de pouco vento. E mesmo que as temperaturas descam para os 20 e poucos, elas continuarão a trabalhar fortemente, impulsionadas pela enorme quantidade de cria jovem que dispõem.

Também é natural que reduzam a 5/6Q a cria dentro em breve, que a alimentem bem, e que proporcionem abelhas de grande longevidade para enfrentarem os rigores de Inverno que chegará invariávelmente.
O Novembro trará os dias curtos, o sol baixo e um cheiro invernal.
As temperaturas vão caír a pique e o rigor invernal deverá instalar-se. Costumo dizer que de 15Nov a 15Fev se distinguirão enxames fortes de fracos, capazes de incapazes, boas raínhas e projectos de raínha.
Existe o ditado “Na Primavera todos são Pastores”, e fácil será adaptar isto mesmo à apicultura.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

4 respostas a Fim de tarde…aproveitar enquanto dura!

  1. Boa tarde

    Num artigo que publicaste recentemente referias-te à seleção e apuramento das raças nacionais. Hoje encontrei isto:

    Projectos de investigação em curso
    1. Projecto ZCF14 – Zonas de Congregação
    Objectivo: Identificar e mapear as zonas de congregação na ilha de S. Miguel.
    2. Projecto APR02 – Apuramento de Raças Apis Mellifera
    Objectivo: Melhoramento genético das raças Apis Mellifera dominantes na ilha de São Miguel.
    3. Projecto NTA20 – APITEC
    Objectivo: Aplicação de tecnologia sofisticada na apicultura intensiva.
    Ver mais em:
    http://apizores.blogspot.pt/p/acerca-de-nos.html

    Bom trabalho

  2. Vou espreitar! Obrigado
    Cá no continente tb já houveram propostas de projectos de selecção, mas perdem-se sempre algures. A Apilegre selecciona algo, mas é pouco conhecida e nao sei a qualidade das raínhas deles. Ouvi dizer que são mansas mas nada mais de especial.

  3. Luís diz:

    Olá
    Estes projetos de investigação são desenvolvidos em S. Miguel por uma empresa de apicultura privada (Apiarios Melo e Sousa Lda.) e o projeto APR02 visa desenvolver uma seleção genetica de rainhas para comercialização. Como acontesse em portugal, quando queremos fazer uma coisa, são sempre os privados que se chegam à frente pois as instituições publicas só prometem e depois dormem. Agora até que ponto um privado poderá realmente contribuir para um verdadeiro apuramento de uma raça? Fica sempre ao criterio deles pois trabalham para o lucro, como seria de esperar, e não tem qualquer obrigação de demostrar resultados.
    Abraço.

  4. Boas Luís, e obrigado pela partilha.
    Sim tens toda a razão no que dizes.
    Pelo que me parece eles partem da genética existente na ilha, o que me parece um excelente princípio. No entanto, para um projecto de longo prazo é sempre necessária a introdução de novos genes a cada 4 ou 5 anos afim de nunca ter problemas de consanguinidade. Daí ser importante que hajam 2 ou 3 instituições a fazê-lo, que tenham entre elas alguma partilha de material genético, que publiquem mapas da àrvore genealógica das suas abelhas e que partam de uma base de no mínimo 500 colméias para escolherem as 6 ou 7 melhores a cada ano.
    Vou esperar mais 3 ou 4 anos, e se eles mantiverem o projeto, compro-lhes algumas raínhas inseminadas para experimentar e comparar com as minhas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s