Hora de Meias Alças

É isso,

Está por dias a preparação das meias alças para irem até ao campo assentar sobre as colmeias.

Nesta primeira fase serão sobretudo meias alças por puxar, afim de incentivar as abelhas a estenderem cera. A ver se dentro de alguns dias preparo umas 70.

Mas como a atividade de desdobrar é bastante intensa neste ano, cada colmeia levará apenas 1a (excepto o apiário de producção e um par de outras colmeias que estão a servir testes).

Entretanto, vou procurar a entidade ou pessoa que queira extraír e comprar o mel deste ano. Quero vendê-lo nas alças…entregar, e pesar à entrada…e á saída, pesar alças e opérculos, calcular a diferença e trazer o pagamento. É esta a forma com que pretendo trabalhar para já. Esperando que 1a tonelada de ouro líquido seja o resultado.

Apenas se espera bom tempo para voltar ao trabalho em força. Afinal tb há núcleos para pintar e criadeiras para encher de larvas.

😉

4 respostas a Hora de Meias Alças

  1. Bernardino da Silva Gomez diz:

    Olá pessoal-
    Eu não sei, nem procurei informação acerca dos projectos apícolas, mas uma coisa é certa, essas pessoal que promovem estes projectos, deveriam, e obrigatoriamente informar os candidatos, o que é ser apicultor.
    Ontem recebi um telefonema de um casal amigo de Mangualde que esta a fazer um projecto apícola, imaginem, para passa tempo de fim de semana.
    Pediram-me dicas sobre apicultura, depois de falar de doenças, alimentação, reprodução, etc, etc.
    fiquei arrependido, pois notei que eles ficaram, com a noção que eu não queria concorrência.
    Pelo contrario, o que queremos é mais apicultores, Mas penso que estão a enganar as pessoas, com dinheiro fácil.
    Eu já disse aqui uma vez, pessoal cuidado que ninguém dá nada a ninguém, tenho amigos que se arrependeram, mas já foi tarde.
    Abraço.

  2. Dino, e há muito melhor…
    Há os que não vêm varroas nas colmeias!
    Há os que nunca viram a raínha e acabaram de comprar 70 núcleos!
    Ui ui ui…

    Nas formações (capítulo sobre produtividade) tenho 1 dia que dedico aos custos fixos, e lhes mostro que ser apicultor custa 12mil/ano…e é o ai ai Ai, pois entendem que as 1as 4ton de mel…sim, 4000Kg são só para despesas! E para se viver precisam de pelo menos mais 3000kg…

    Mas a maioria só pensa no prémio da 1a instalação…

  3. Eduardo Gomes diz:

    Caros amigos
    Há pouco ao jantar também me referi a estas ilusões. Já diversas vezes me referi, num conhecido fórum apícola nacional, ao péssimo serviço que certos vendedores de facilidades vendem aos jovens inocentes (com menos de 40 anos). É como diz o Dino, ainda ficam a pensar que não desejamos concorrência. É como diz o Afonso, os vendedores do “el dorado” sublinham os ganhos, mas as despesas são certas e os ganhos incertos.

    Mas o prémio, qual cenoura à frente do asno, bem pode ser um presente envenenado e muitas das vezes só dá para a corda do enforcamento. Já o disse noutro espaço e repito-o: quem desejar ser apicultor profissional deve começar por bater à porta de um profissional que o deixe acompanhar e trabalhar 3 a 4 meses com ele. É um excelente abre olhos! Mas desconfio que estamos a pregar no deserto…

  4. Bernardino da Silva Gomez diz:

    Olá Eduardo.
    Então, estes vendedores de ilusões, porque não são chamados a pedra.
    Quantos, jovens já foram enganados, eu conheço alguns que praticamente ficaram na miséria e perderam família.
    Será que estes tipos ganham a percentagem.
    Muitas mais perguntas poderia-mos fazer, mas não vale a pena, é o pais em que vivemos.
    Abraço.