Amanhã células para os núcleos!!

Continua-se a fazer núcleos, a levar meias alças para o campo e a ter surpresas.

Um par de colmeias zanganeiras prontamente atendidas e outro par delas com nosema foram as surpresas negativas desta ronda.

Já pela positiva, o apiário retardatário está recuperado! Alguns enxames têm de ser fortemente controlados pois estão demasiadamente adiantados, e no apiário que trabalhei esta manhã, uma raínha híbrida levou a 3a meia alça e deu o segundo desdobramento do ano (é maravilhosa) e a sua irmã apesar de já ter dado 3 desdobramentos e ter 2 ninhos Lusitanos e meia alça botou enxame, deixando para trás 17Q de cria prontos a nascer. Tive de cortar umas realeiras, e meter mais uma meia alça para que o gado encha tudo até a nova raínha assumir funções.

Outra surpresa é o facto de que pelo 25 de abril ou mesmo antes, tenho mais enxames prontos a dividir do que núcleos para os receber, pelo que vai ser um bico de obra e mais uma vez teremos de desenrascar e meter alças nas restantes.

Faltam assim 3 apiários para que a volta termine e se inicie o corte da erva em torno das colmeias, se preparem mais umas criadeiras, se começem a passar enxames para colmeia e se trate de plantar a horta sem esquecer as abóboras.

Só fica a faltar uma noitada bem chovida dentro de um par de semanas para que tudo fique tão bonito como deve 😉

Assim anda o agreste…

4 respostas a Amanhã células para os núcleos!!

  1. eusebio diz:

    boas Afonso este ano vou praticar a criação de rainhas será que me podia dar uma dica como funciona a criadeira e o processo do pink já tenho a caneta de tirar as lavras e as cúpulas o que está difícil encontrar quem tenha a geleia real

  2. Olá Eusébio,
    É difícil explicar aqui de forma resumida.
    Mas nao precisa de geleia. E se quiser pode usar geleia de células de enxameação, basta cortá-las e congelar dentro de uma caixa.
    As larvas têm de ser pequeninas, a criadeira bem alimentada e ter sempre 1Q de pólen mesmo ao lado das larvas.

  3. Lourenço diz:

    Olá Eusébio,
    Sou um apicultor assíduo do seu blog, gostaria de saber qual o tratamento que faz contra a nosema.

  4. Lourenço,
    Começo por matar a raínha. Depois caso ainda tenha chance de salvar a colónia bato 1Q cheio de amas. Mas geralmente isto não é possível fazer. Então batem-se as abelhas para o chão, mata-se a raínha e coloca-se um núcleo dentro da colmeia, ficando uma nova colónia a trabalhar no mesmo local. Espera-se assim ir eliminando colónias susceptíveis e deixando apenas as resistentes.