Parada Militar.

Esta tarde, e no seguimento de ter o meu apiário mais fraco de Inverno a caminho de estar pronto para desdobrar, algumas colmeias aptas para substituição de mestras e ainda outras prontas a fazerem um “strip tease” de parte da cria e abelhas, houve necessidade de reunir tropas e preparar mais uma dose delas, da minha amada 208.

Fica assim um breve registo dos preparativos, e uma nota sobre como a apicultura está a crescer.

CIMG1884

Espera-se assim que dentro de algumas semanas mais uma dose permita mais um aumento de efetivo.

Lufa lufa…ao trabalho!

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

4 respostas a Parada Militar.

  1. Dinis Martins Algarve diz:

    Bom noite, já é um pouco tarde, mas hoje foi um dia complicado.
    Agradecia uma pequena ajuda, sou um pequeno aprendiz de Apicultor, mas como me dou bem com as novas tecnologias, aqui um apicultor da minha zona solicitou a minha ajuda para tentar tratar um mal que tem num apiário, pois já tentou tudo o que sabe e não consegue resultados, vou tentar descrever o que ele me disse, as colmeias estão muito agitadas, as abelhas estão a lutar umas com as outras e a morrer muitas, e diz que aparecem umas abelhas pretas, pelo que me informei é uma doença da primavera, pelo que outro apicultor diz que a doença da abelha preta, mas não sei o que se trata.
    Agradecia a ajuda.

    Muito Obrigado
    Dinis Martins, ainda só Abelheiro, pois não tenho conhecimentos para mais.

  2. Bernardino da Silva Gomez diz:

    Olá Afonso,
    Em relação ao caso do Dinis, alem do que mencionas-te, eu borrifava um pouco de vinagre de cidra, nas entradas das colmeias. mesmo por cima das abelhas, não faz mal.
    Aqui na minha zona, antigamente, este vírus tinha o nome “O mal de Maio”
    Uma santa Pascoa, para todos

  3. Dinis Martins Algarve diz:

    Boa noite,
    espero que tenham passado uma excelente Páscoa, pois eu comecei o dia a me estriar nos exames este ano, pois aqui no interior Algarvio é mais tarde, mesmo com tempo de chuva, recolhi um e tinha um novo numa caixa, num dos meus pequenos apiários.

    Muito abrigado aos dois pela rápida resposta, pois o tratamento que o apicultor meu vizinha esta a efectuar é com neo-nosapiol, pelo que consta, neste apiário tem 12 colmeia, uma delas apareceu com esses sintomas e já alastrou para outras e o tratamento com esse produto ainda não se vê resultados.
    Muito Obrigado.

Deixe uma Resposta

