Raínha de Bengalas.

Tenho uma raínha a quem devo boa parte da minha conversão para buckfast. Por isso não posso deixar de ter para com ela uma relação sentimental de gratidão.

Assim, ao invés de a substituir neste mês de Maio em que fará 2 anos, coloquei-a de parte para que possa averiguar da sua capacidade produtiva ao segundo ano.

Hoje ao passar por lá para ver os núcleos, decidi levantar a prancheta e tive de ir logo buscar outra meia alça para que nela possam trabalhar mais avontade.

Eis que ela me pregou uma valente surpresa!, deu já 6Q para formação de núcleos e me mostra claramente que no próximo ano ao mudar o meu objetivo do aumento de efetivo para a producção de mel, precisarei de ser mais rápido na colocação de meias alças. Em 8 dias, mesmo tendo eu retirado 2Q do ninho, teve a capacidade de não só terminar de puxar a meia alça, mas de a encher e iniciar o processo de operculação. Estou encantado com ela, e mostra-me que ao não enxamearem posso confiar nelas no segundo ano inclusive.

Vejo assim que linhagens mais explosivas precisam de maneio nulo no inverno (ja sabia disto), mas requerem muito mais atenção na Primavera até fim de Maio, e ao usar apenas 1 ninho Lusitano temos de ter uma acção de desbloqueamento contínua, o que permite fazer núcleos.

Outra raínha, desta feita uma filha da minha “bengalas” de abril do passado ano, e à qual coloquei o enxame a nú pelo meio de fevereiro, se encontra já a terminar de puxar o ninho (2as meias alças de 10Q) e como está em zona de orágão, se prepara para que lhe coloque a 3a meia alça/ninho. Outra experiência que apresenta resultados muito interessantes para o que pretendo seja o futuro da minha exploração.

Já a seara de flores não apresenta o índice de nascimento desejado. E penso que não vai dar resultado desejado, pois ou a phacélia tarda a nascer, ou apenas 5% das sementes originaram planta. A ver vamos com esta chuvinha!!

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

