Chove Oiro!!

Do céu caíu toda a noite um presente enorme. Uma chuva certinha que se entranha na terra sem lavar, sem ser fria (oiro). Uma chuva que nutre as plantas de raíz pouco profunda, mas que penetra e garante que as silvas, roseiras bravas, cardos e malvas rendam assim que suba a temperatura um néctar muito bom.

Espera-se pois que Maio cumpra a sua fama, e que as temperaturas diurnas subam para perto dos 25ºC, permitindo que as abelhas trabalhem a pico. Num dos apiários um terreno completamente cheio de cardo pintassilgo prepara-se para abrir dentro de uns 10 dias.

Agora que as laranjeiras estão em flor, o trevo branco e roxo é no imediato o maior beneficiado pela agua. Pois permite gerar novas cabeças.

No longo prazo é o orégão das zonas pedregosas que mais beneficia, absorvendo esta àgua como verdadeiro manjar.

No entanto, no imediado são as rubinias pseudoacácias que estão vestidas de branco mais esplendoroso (pena serem poucas ou renderiam imenso), tal como as ineixas com o seu amarelo dourado entram agora no apogeu.

Começa também a ver-se alguma soagem, cujo pico na 3a semana de maio até 2a de Junho coincidirá com o apogeu da primavera.

Agora que entre um Maio solarengo, mas sem os 32ºC do ano passado…pois chuva só é precisa daqui a 1 mês, afim de uma rega para as repassagens e para os milhos que os velhotes plantam para as galinhas.

Pela horta as Abóboras nasceram a preceito, os tomateiros levaram canas e serão atados em 2 semanas. As favas prontas a colher, tal como os primeiros punhados de morangos.

Batatas e courgettes um pouco atradadas, estando o batatal mal nascido e incerto…tb devido à ajuda dos texugos que esgravatam tudo.

O feijão trepa já as canas e a segunda regadeira está a nascer.

Este é o tempo de abundância, em que todos os apicultores parecem ser homens de sucesso, com efetivo a aumentar, alças a encher e colmeias sãs!

Nos trabalhos de campo da próxima semana, vou fazer mais uma dezena de núcleos e compôr os 50 que têm já raínhas em postura, afim de que no pico da flora estejam eles próprios prontinhos a dividir e levarem realeiras. Falta por isso 1 mês certo para que ocorra o maior aumento de efetivo da história do Agreste. Nessa altura e em pouco mais de 15 dias o efetivo deve aumentar em cerca de 100 enxames de uma só assentada.

Até lá, é menor a intensidade de trabalho, indo apenas algumas alças para o campo e roubando aqui e acolá alguma cria. Nada mais de momento.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

3 respostas a Chove Oiro!!

  1. Bernardino da Silva Gomez diz:

    É verdade chove oiro do céu, aqui na zona os feijões acabaram de nascer, as abóboras igualmente
    os tomates longe de levar estacas, e de serem “capados”, os morangos já se colhem, segunda rodada, o eucalipto esta a rebentar com tanta pujança, que indica um bom ano de flor.
    O que nos resta é que estas chuvas, nos bem ajudar nos enxames e na agricultura.
    Para florir silvas, trevo, sargaço, laranjeiras, giestas branca e amarela e urze, para mais a frente as taguedas, eras, milho, batatas, tojo e mais algumas que não me vêm a cabeça. estas, se vier uma rega lá para Junho.
    A colheita das abelhas aqui, acabou, chegou a hora da cresta e dos desdobramentos, e consequentemente o fim do nosso ano apícola.
    É isto, um pais tão pequeno, e com muita diversidade, com muitas diferenças de zonas para zonas.
    Um bem haja para todos os apicultores.
    E viva Portugal.

  2. martinho ferreira diz:

    Boa tarde Afonso,
    Como lhe tinha dito, esta semana dava-me jeito ir aí a Sobral, adquirir-lhe 100 placas Mitegone.
    Quarta feira antes da hora do almoço será oportuno?

  3. Martinho, fica combinado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s