ALMO

O Almo foi o apiário que me deu àgua pela barba no passado Inverno, e hoje fui ver como tinha decorrido a introducção das realeiras, e ver se haveria por lá algum mel.

O apiário está na sua capacidade máxima, recuperou o efetivo, permitiu que dali desdobrasse e retirasse mais de 40 núcleos…e hoje, a pleno Julho está envolto por orégãos floridos. Só o mês passado fiz de uma assentada 32 núcleos, 3 semanas antes fizera 11 e já por Abril havia recuperado das percas e retirado outros 4. Que encanto é vê-las…

Como a comida abunda muito mais que nos outros, as caixas fervem de cria e puxaram os 3Q que di a cada enxame em pouco mais de 15 dias.

Apenas 1a substituição de mestra resultou em zanganisse. E hoje permitiu-me trazer uns 25kg de mel de orégão para casa, havendo ainda alças para crestar para o final do mês (pelo menos umas 6).

Assim que saiam essas alças, a varroa vaimlevar carga da grossa…e em Setembro há que aproveitar o mar de tágueda para dali tirar pelo menos 40kg de oiro “pólen” e desdobrar antes que termine o fluxo.

Estou encantado com elas…pena que ali ainda subsistam muitas mestiças que dificultam o maneio e aceitação de alvéolos seleccionados. Se bem que…está quase quase!

P.S.

O José Jardim tb já faz “raínhas de 7 totões”, fica aqui o seu primeiro quadro delas e voilá, 65% de aceitação a pleno verão! nada mau  😉

11724668_991443530899690_271564734_o

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s