O verão anda mais uma vez trocado…

Aqui o Agreste tem um clima suis géneris e marcado pelo vento habitual. Mas os últimos anos têm sido de verões esquisitinhos…No ano passado choveu meio junho e foi um verão fresco e ameno, sem o habitual calor, mas foi um ano marcado por um Maio com uma semana e meia de muito calor e um outubro em que a temperatura rondava os 30ºC

Este ano a Primavera foi bastante seca, e Maio foi um mês extremamente quente (que impediu boa melada), seco e ventoso. As temperaturas chegaram aos 34ºC, o que redundou numa miseráveln producção de néctar, sobretudo devido ao vento quente e prolongado que se manteve por quase 1a semana acima dos 50Km/h e tudo secou. Mas estamos em Julho, e o registo da 1a quinzena é de dias como hoje em que 26ºC é o que temos.

Em termos apícolas não me queixo deste Julho…pois elas melam. Mas deveria ter sido em maio!! O que me deixa apreensivo…ter melhor pasto agora do que quando devia.

Há imensa verdizela, pólen de milho, trovisco e frutas a melarem…nomeadamente o figo e as ameixas que caem das àrvores. E com esta temperatura, mesmo as chicórias e as repassagens que são ambas muitas (devido aos 2 dias de chuva de final de Junho) se mantêm abertas até às 11.30 da manhã!

Já o apicultor, anda de braço ao peito, com um tendão que volta e meia salta do lugar. Espero que mais 2 dias e a coisa melhore, para voltar às lides mais pesadas e ir instalar mais 2 novos apiários com vista para o Tejo. Serão os últimos 2 de 2015…pequenos e que albergam apenas 45 enxames entre ambos, mas com diferente potencial ao da minha zona, e exigindo maneio mais cedo, produzindo tb 3 semanas antes, permitindo-me ter carga de trabalho meis espaçada no tempo. Fecharei o ano com 10 apiários…e espero que 300 e picos enxames.

Agora mesmo de braço ao peito há que ir introduzir 4 raínhas que tenho em espera.

Espero pelo outouno escrever algum jornalismo apícola, visto que viagem a pontos distantes estão uma vez mais planeadas.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

3 respostas a O verão anda mais uma vez trocado…

  1. Eduardo diz:

    Boas! 300 é mt fruta… Eu ando a rasca com 20… Aki na minha zona ainda ha mt flor de urze, mas cometi um erro coloquei as meias alças com cera puxada para o castanheiro e silva! Agora ñ puxam a 3 meia alça para a urze, em vex disso enxeram o ninho com mel e polem! Deveriam guardar a alças com cera puxada para agora…

  2. É isso Eduardo, onde segue a flor, o ideal era ter mei alça puxada. Ou seja, a 1a é que deve ser de cera estampada.

  3. Eduardo diz:

    Pois tenho aprendido com os erros!Agora ñ ha nada a fazer, elas ja ñ vão puxar a cera! Pela 1 vex fui combater a varroa com sumo de limão, e no fundo pux folhas a3 com vazelina, mas xo vi 1 varroa por folha vi foi algumas em cima das abelhas! Em 24h algumas colmeias roeram a folha quaze toda!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s