Várzea…que inveja!

A Várzea tem umas 60 tílias neste estado…e mesmo muito poucas abelhas a aproveitarem o manjar! Pior é que tenho um terreno ali ao lado oferecido para colocar as abelhas, mas não o considero seguro e como tal não as levo lá.

Fotografia0473 Fotografia0474 Fotografia0475

Mas é uma loucura a intensidade desta melada que nos cola os sapatos à calçada mesmo depois das 10h da manhã…ui ui… 20 enxames ali a 250m e seriam 20 meias alças cheias em questão de poucos dias.

Que inveja dos abelhões e vespas que lá andam a encher a barriga!! Mellíferas, apenas uma de quando em vez…de algum enxame que esteja alojado nalgum prédio.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

7 respostas a Várzea…que inveja!

  1. Paulo Silva diz:

    Nos EUA já não é a primeira vez que alguma besta aplica insecticida em tilias para matar os afídios e depois morrem milhares de abelhas e abelhões
    http://www.treehugger.com/natural-sciences/25000-bumble-bees-found-dead-target-parking-lot.html

  2. Eduardo Gomes diz:

    Olá Afonso

    Tomo a liberdade de fugir ao tema para postar esta informação a quem interesse.
    Em Espanha as coisas não estão melhor que em Portugal. Também por lá os meses de maio e junho trouxeram más notícias, com implicações directas num abaixamento entre 50% e 70% das produções melíferas em regiões apícolas muito importantes como a Extremadura espanhola.

    Ver in http://api-cultura.com/el-intenso-calor-complica-espana/
    e http://api-cultura.com/flojo-arranque-de-cosecha-en-espana/

    Em França as notícias indicam perdas invernais de 70% dos enxames (informação obtida por intermédio de um familiar que vive e trabalha em França).

    Quem tem algum mel para vender (em especial a granel) deve tomar em consideração estes factos e jogá-los numa negociação de preços.

    Já tenho algumas das tuas rainhas que adquiri em mestreiro de 10 dias em postura (assim de cabeça julgo que serão cerca de uma dezena). Depois vou dando novidades. Um abraço.
    Eduardo Gomes

    • Olá Eduardo,

      Folgo em obter esta informação que fica assim partilhada para todos.

      Quanto às raínhas, esperemos que goste tanto delas quanto eu…e tendo em conta que foram núcleos ibéricos a recebê-las, quase 50% de aceitação é algo de razoável!

      As do Kefuss, ja têm só gado delas? Como são em mansidão?

      Parece que teremos de começar a vender abelhas aos Franceses…nao vao é gostar da pancadaria que as abelhas tugas lhes dão!

      • Eduardo Gomes diz:

        Dos 5 núcleos com rainhas do Kefuss 2 já têm uma maioria de abelhas desse sangue. Ainda me parece cedo para avaliar o seu comportamento defensivo, mas os sinais que um dos núcleos me deu na última observação é que têm o sangue quente.

        Um dos núcleos Kefuss deixou-me bastante surpreendido dado que a rainha parou completamente a postura na primeira semana de Julho. Como são rainhas com ascendente cárnico, presumo que a sua grande sensibilidade à ausência de entrada de néctar possa ser a explicação. Novas observações irão permiti-me avaliar melhor a situação.

        No único apiário que tenho actualmente na zona de Coimbra encontrei hoje 4 colmeias onde não vi criação nem postura. Paragem de postura? Orfandade? Nas restantes 40, na sua maioria resultantes de núcleos formados na segunda meada de Abril, encontrei criação e postura em 3 a 4 quadros, 5 a 7 quadros de abelhas, e uma quase completa ausência de zângãos. Não alimentei e não estou a alimentar artificialmente (salvo casos muito excepcionais) porque não as quero muito populosas nem com muita criação nesta altura. Estão a armazenar algum néctar novo. Tratei-as todas com uma tira de Apistan apesar de não ter visto uma abelha sequer com asas deformadas. Contudo e como trato de acordo com um calendário com um intervalo de 4 a 5 meses após a retirada das tiras do último tratamento (tirei as tiras de Apivar em finais de março) decidi fazer este tratamento. A opção pelo Apistan é porque me parece mais eficaz que o Apivar nestes meses mais quentes. As colmeias da Beira irão ser tratadas a partir de meados de Setembro ou início de Outubro e vou utilizar novamente o Apivar, na minha opinião o melhor acaricida que temos ao dispôr.

  3. Bernardino da Silva Gomez diz:

    Olá Pessoal.
    Eduardo e Afonso, Quanto as abelhas do kefuss , das sete que começaram postura, só tenho três a trabalhar em pleno, mas são diferentes umas das outras, desde pretas a amarelas, tenho de tudo.
    Tenho estas colmeias com seis quadros de criação, e com muitas reservas, tanto de mel como de pólen. as restantes já mudaram de mestra. fiz um teste a varroa e obtive um grau de infestação de dois %, e que para mim é bom. estas colmeias para o ano, vão ser as minhas criadeira de machos.
    Quanto a mansidão, as amarelas são o diabo enquanto que as mais escuras, são mais mansas.
    Não tenho comentado muito, porque alem de muita trabalho tive a infelicidade de perder o meu querido pai, mas a vida continua.
    Abraços para todos

  4. Bernardino, um abraço e muito obrigado pela partilha!
    Deixo a sugestão de que faça tantas filhas quanto possa da que mostrar ser melhor em termos de producção. Mas certamente se não mandar inseminar algumas, a descendencia começará a perder essas qualidades de resistência, sendo importante que o faça.

  5. Eduardo Gomes diz:

    Ola Dino
    Lamento que o teu pai tenha partido. Os meus sentidos pêsames.

    Uma dos caminhos que também irei seguir será aproveitar as mais resistentes e mais produtivas para a produção de zangãos. Num segundo momento irei produzir rainhas filhas destas para inseminação artificial se conseguir que o João ponha o equipamento dele a funcionar. E é neste momento que poderemos aproveitar o sangue dos melhores zângãos dos 4 lotes de rainhas distribuídos entre nós para diminuir a consanguinidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s