Começou…Bota abaixo varroa!

Pela 1a vez, e ao fim de 5 anos a usar apenas àcidos orgânicos no tratamento de varroa, decidi fazer um tratamento químico convencional. O motivo é porque não vejo valorizado o meu produto ao tratar com àcidos orgânicos, e daí o facto de ir passar a usar 1 tratamento anual igual a todos os apicultores, e usando os meus àcidos orgânicos na mesma durante Outubro. O Objetivo é entrar no Inverno com amostragens bem abaixo de 1% de infestação.

Quanto às abelhas própriamente ditas…estão lindas!

O Apiário novo tem vista para o Tejo. Lá ficaram 25 núcleos, que dentro de poucas semanas estão prontos a ir para colmeia…assim que puxem a última cera. Espero pois inverná-los já como colmeia completa. Um agradecimento ao Pedro Mendonça pela ajuda que me deu neste dia, como ja dera outras vezes.

Dentro de 15 dias o 10º apiário (será o mais pequeno de todos devido a ser partilhado com um amigo) levará os seus 15 enxames também.

Entretanto vai-se aproximando a hora de começarem a chegar as raínhas fecundadas que comprei. Não tarda chegarão as 10 primeiras e depois, espero que as 40 seguintes venham pela tágueda que já desponta esporádicamente. Todas essas invernarão em núcleos. A estas se somarão seguramente mais algumas que farei em Setembro/Outubro e que serão tantas quantos os núcleos que eu tenha disponíveis nessa altura. Essas irão invernar em núcleo de 3Q, maioritáriamente debaixo de telha ou junto a uma parede virada a Sul. A ver se arranjo ainda uma tela Negra ou plástico preto, afim de que os dias soalheiros irradiem calor e elas tenham essa vantagem térmica.

Dentro de uma semana vou seleccionar 2 ou 3 colmeias para estimular fortemente, afim de ter zangão selecionado logo na entrada de Setembro. Saberei assim quem são os papás…e funcionará como a minha estação de fecundação, visto que serão as únicas em que abundarão os Drones.

Ainda vou por estes dias encontrar o 11º apiário, pois está tudo sobrelotado, e preciso do poiso para os núcleos de Outouno. É que ainda ante-ontem comecei a contar, e após retirar os núcleos, ficaram 39 num apiário que seria suposto ser de 25…noutro de 30 contei 41…noutro de 20 contei 42 enxames…ou seja, rebentam pelas costuras e precisam de aliviar carga! E a Arrábida só suporta mais 30. Sabendo eu que chegarão 50 raínhas e que só 15 destes que tenho a mais irão para Alverca, é fácil fazer as contas de que preciso de mais 1 poiso…e que posso ir preparando já outros 2 para a próxima Primavera.

Ou seja…a estes dias de acalmia, seguem-se dias de trabalho intenso.

Bem haja Sras Abelhas!!

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

5 respostas a Começou…Bota abaixo varroa!

  1. eusebio diz:

    voa tarde Afonso e qual é esse material que vais fazer o tratamento eu estau com ideias de usar o fórmico mas não sei se é a altura para o aplicar e as cotidades por caixa será que me podes dar uma dica obrigado e bom trabalho

  2. Eusebio, vou usar Amitraz e em Outubro o fórmico. Usar agora fórmico dá, mas deve fazê-lo ao anoitecer e ter atenção a temperatura dos dias seguintes não muito acima dos 30.

  3. Lourenço diz:

    Se possível gostaria de saber como é que aplica o fórmico, visto que é um acido um pouco “manhoso” de aplicar.
    Atentamente Lourenço

  4. Lourenço, aplico em placas que mandei vir do Canadá. As placas Mitegone!

  5. Lourenço diz:

    Gostaria de saber se me podia enviar algumas placas o meu mail é lourenco_almeida69@hotmail.com.
    Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s