Dói mas tem de ser!

Hoje no apiário, tratava, e por isso tinha de retirar meias alças.

Dói o coração vê-las a melar e ter de lhes tirar meias alças cheias mas por selar e dá-las para elas limparem…quando em mais 3 semanitas estariam prontas para colher.

Mas a tágueda está adiantada… e há que garantir boa invernada e a chance de fazer algum pólen neste outouno. Assim e à custa de meio bidon de mel, terei a chance de desdobrar novamente parte dos enxames, de compôr os novos e fazer com que ceras continuem a ser puxadas e a quantidade de cria não esmoreça…ao mesmo tempo que tombo as varroas.

É uma alegria ver os ninhos com um padrão de cria que seria digno de mês de abril e poder desbloquear 2Q, dando-lhes cera para puxarem.

Mas isto só acontece a pleno verão porque estas colmeias lamberam hoje mais de 2kg de mel cada, ficaram com o alimentador cheio de estimulante e dentro de 10 dias receberão novo boost!

É que está à porta a preparação da próxima campanha…e se em Janeiro as quero fortes, é agora no fim de Julho e início de Agosto que tenho de me lembrar disso. Deixando a varroa de tanga e as abelhas com o máximo de saúde que consiga…

É essencial que a cria a nascer com o super fluxo de pólen da tágueda seja uma cria sã, com baixa carga viral e um nível de proteína elevado que permita a essas abelhas uma longevidade grande.

Assim, so posso tirar pólen na 1a metade desse fluxo! E mal a quantidade decresca nos capta pólen haverá que abrir, dar a cada colónia 2kg de hidrato de carbono e permitir que essa última semana de benção seja por elas dedicada a fazerem um armazém de proteína.

Entender as necessidades delas penso ser o caminho para repetir um baixo índice de percas na Invernia.

Quem pensar que para as abelhas a preparação do Inverno se faz em Outubro e Novembro está enganado…Já dizia o ditado “1º de Agosto é o 1º dia de Inverno”.

Dói…Dói muito perder meio bidon de mel. Mas se quero pólen e enxames de Outouno algo tem de ser sacrificado. É o preço a pagar para chegar aos 300.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s