Voltou o trabalho…mais um esticão.

É tempo de organizar os enxames, de lhes proporcionar condições para o arranque de outouno.

Assim, a manhã de hoje tem sido passada como a tarde será…a reduzir o espaço interno a 8Q, preparando-os para o inverno, e usando abelhas, cria e reservas para uma vintena de núcleos. O alimentador fica colocado, bem como o 8º quadro é de cera moldada para que elas se entertam. Mete-se 1lt a 1,5lt de estimulo…e eis que o arranque deverá acontecer!

Já a criadeira, tem 24 lindíssimos alvéolos. E dentro de 6 dias as princesas nascem.

Ao trabalho!!

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

7 respostas a Voltou o trabalho…mais um esticão.

  1. Eduardo diz:

    Boa tarde! É voce que faz o alimento para as estimular?

  2. Olá Eduardo.
    Não, compro o alimento líquido concentrado (1200kg) e apenas acrescento àgua e por vezes óleos essenciais para aumentar o palato. Isto de verão. No Inverno se tiver acesso a candy em bom preço é o que uso.

  3. Eduardo diz:

    Fiz 5 desdobrametos na cresta! Todas as rainhas foram aceites. Mas ñ puxam a cera e tenho dado alimento estimulante, que é feito por mim!

  4. Que alimento é? Há algo que elas coma na rua? Precisa de ser dado em contínuo, precisa de se pouco concentrado e de ter abelhas jovens na colmeia…estes 3 ingredientes, e na entrada de Setembro elas devem recomeçar a puxar durante 1 mês. Pro ano, durante a primavera roube alguns quadros e congele-os…depois darão um jeitasso para estes núcleos.

  5. Eduardo diz:

    Por nucleo, dixol-vo no fugão 350g de açucar em 450ml de agua, dps adiciono 100g de mel e 50g de levedura de cerveja! Elas bebem tudo!

  6. Eduardo, essa quantidade é boa, mas para 1 enxame apenas e durante 2 dias! Para ter uma idéia, eu alimento 3 colónias com 1 garrafão de 5 litros a cada semana…caso queira que elas puxem cera. Não use mel, pois se houverem esporos de loque pode estar a contaminar. E para 5 enxames começarem a puxar cera é preciso no minimo 1,5lt/colmeia a cada semana. Daí eu ter alimentadores de 6 litros, pois em Portugal o apicultor dá uma colherada de xarope e axa que a colmeia fica alimentada. A verdade é que sobretudo nesta época, elas puxarão cera apenas e só com estimulante e em quantidade.

  7. Eduardo diz:

    Estamos sempre a aprender! Obrigado pela dica!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s