Atenção à Cábula…

Em tempo de regresso às aulas para os mais novos, também é chegado o tempo de nós apicultores começarmos a preparar as cábulas para o exame que se aproxima com o General Inverno.

E tal como o estudante deve estudar bem antecipadamente, também nós devemos preparar tudo com tempo.

É hora de amostras,

Fotografia0493 Fotografia0495

De cábulas,

Fotografia0497

Fotografia0498

Para que quando chegue o exame, com as temperaturas a baixarem dos 15ºC…tudo esteja em ordem.

E estas cábulas são diferentes das do tempo de estudante…aqui o professor não está na sala!

Como a foto se vê mal,

são 325 as abelhas amas recolhidas por 2 apiários, e de 5 colmeias diferentes, de forma aleatória. 325 abelhas, 3 varroas encontradas, logo a taxa de infestação é de 0,92%

Consideramos a expansão da varroa com um taxa de duplicação mensal (vai acontecer devido à cria de zangão que a tágueda vai gerar). Assim, à entrada de outubro conto com 2% de infestação, o que deve ser considerado muito bom.

No entanto aplica-se o varroacida fórmico, afim de diminuir em 75% as varroas adultas que 3 semanas mais tarde se analizam sobre as abelhas.

Resumindo…

Por Todos os Santos volta-se a amostrar…e se tudo correu bem, terei apenas 0,5% de infestação ou menos…e garanto 4 meses de sossego (Nov/Dez/Jan/Fev)…sendo que em Março o enxame estará em expansão acelerada e durante esse mês a taxa de varroa deve estar estável.

É assim que faço!…

3 respostas a Atenção à Cábula…

  1. Paulo Pereira diz:

    e em Fevereiro, Março não fazes mais nenhum tratamento.
    só com o limão!!!!

  2. Carlos diz:

    Boa tarde,
    Desde já gostaria de agradecer pelo seu blog, *****
    Era muito pedir-lhe o seu método de tratamento contra a varroa e se possível com algum pormenor para poder utilizá-lo no meu pequeno aviário
    Obrigado

  3. Paulo e Carlos, peço desculpa por não aprofundar mais sobre a varroa. Mas prometi há muito tempo só falar de tratamentos aprofundadamente em formações (mesmo nas gratuitas que dou em Chãos), pois muitas pessoas começaram a usar tudo ao contrário. É preciso 1 dia para o apicultor entender toda a mecânica da varroa e sua luta de forma correcta.