Pelo mundo!

Recentemente África, mais própriamente África do Sul foi minha casa por um semestre. Notícias apícolas indicam que a Loque Americana, que durante muito tempo esteve ausente daquela região do globo está agora a fazer uma dramática aparição e a colocar a nú todas as más práticas da apicultura local.

Assim, e devido a um maneio inadequado e impróprio (pela perspectiva de uma apicultura moderna), ausência de conhecimento sobre hegiene apícola e imensa producção com base em condições favoráveis de clima…o surto espalhou-se e ameaça dizimar toda a indústria.

O principal problema é a falta de conhecimento e não saberem identificar e hegienizar o material.

Por Itália há também relatos (neste caso positivos) de que a Aethina Thumida está há alguns meses desaparecida e sem detecção de novos focos. Talvez ainda não seja desta feita que ela chegará! E se se confirmar que foi exterminada a invasão, um grande aplauso para quem conseguiu tal feito.

Já a nossa velha Europa (isto fora do tema apícola), os sinais de desintegração política e divergência a nível social e de desenvolvimento económico e humano são por demais evidentes. A leste, depois do enorme passo em frente que foi marcado pela demolição do muro de Berlim, erguem-se hoje novos muros…como se passada uma geração, nada tivesse sido aprendido.

Em termos económicos a divergência acentua-se entre povos periféricos do Sul e os povos do Centro e Norte da Europa.

Países como a Inglaterram ameaçam saída da comunidade, e muitos outros ameaçam com a suspensão da maior comquista Europeia (a liberdade de movimento humano e que permitiu abrir mentes).

Isto quer dizer que pode estar em risco todo o projeto Europeu…que esse risco se intensifica sem que as Instituições que proclamam serem vanguarda tenham capacidade de olhar para o umbigo e se reformarem de forma séria. Este comportamento de incapacidade de reforma interna é precisamente o mesmo que leva ao fim de empresas, estados de cariz autoritário e tudo o que resiste ao tempo sem se adaptar e mudar. Cai de podre!

Escutar as palavras de John Nash, um laureado Nobel em Economia, talvez não fosse má ideia.

No mundo natural, a Holanda que sofreu na pele o Holocausto…aceita gasear 300 000 gansos selvagens por ano devido aos estragos nas culturas. Acham que caçá-los é bárbaro, mas assassiná-los é digno! Em vez de gerar receita e promover Arroz de Pato e entretém para quem gosta , promove-se despesa (1M euros/ano) sem qualquer retorno e sem criar stress às aves…que assim voltam aos mesmos locais pois não se cria nelas o temos da predação. Bastaria olhar o fenómeno dos salgueiros em Yellowstone que recuperaram após estarem à beira da extinção, logo após terem sido reintroduzidos os Lobos que nao permitem que os veados estejam parados e dão tempo à regeneração das plantas.

Em Portugal as Vespas Asiáticas já ganharam massa crítica na parte Norte. Estão imparáveis e a causar crescentes problemas às populações e aos apicultores. Parece que até 1 ninho ser encontrado na assembleia da república…terão de ser os pobres bombeiros e particulares a lidar com o problema.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

6 respostas a Pelo mundo!

  1. Um artigo deveras atualizado (ou “atualizante”). Obrigado Afonso.

  2. Nelson Nunes diz:

    Boa tarde, Afonso,
    Sobre o óleo de anis que usa no alimento proteico, estive e pesquisar na net e vi que existe óleo essencial de anis e óleo essencial de anis estrelado.
    Eu pergunto, qual o que usa ou é recomendado?

  3. Graça Tavares diz:

    plenamente de acordo…………….então um ninho na Assembleia da Républica é de mestre!

  4. Nelson Nunes diz:

    Bom dia,
    OK, Afonso, Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s