Mais uma campanha perto de chegar ao fim!

2015 em termos apícolas está perto do seu desfacho. A Hera marca pois a última floração da campanha.

Também em termos de realeiras, hoje ditou o desfecho da campanha, ficando a imagem dos quadros apenas contendo as cúpolas que falharam.

Fotografia0504

Nestes dias, não resisti e tive de provar o mel de uvas e figos moscatel. Trouxe alguns quadros para casa e o resultado foi este,

Fotografia0505 Fotografia0506

e nada tem que ver com o mel mais claro de primavera. Este é mais espesso, mais perfumado e com um doce intenso. Parece uma mistura entre uvada e doce de figo, mas sem as sementes do figo. Tirei apenas para meu consumo…mas fiquei apaixonado por este mel.

Já os botões do eucalipto estão gordos e só ainda não abrem pois falta humidade. No entanto abri um par deles e no interior a flor está totalmente formada.

A 10ª campanha está por isso mesmo ao virar da esquina…

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

5 respostas a Mais uma campanha perto de chegar ao fim!

  1. É engraçado como a ideia do ano apícola é tão diferente do ano civil. Parece algo do género do ano letivo (Termo do âmbito educativo).

    Na verdade alguns apicultores iniciam ou dizem iniciar (erradamente a meu ver) o ano apícola na época de enxames, ou melhor quando sai o primeiro enxame.

    Na minha perspectiva, e tenho a certeza que muitos concordarão comigo, o ano apícola inicia agora, na preparação dos ditos enxames na sua sobrevivência ao inverno, que por aqui é rigoroso e por vezes bem longo. Em outras partes do país ainda é mais longo, nomeadamente no planalto superior no norte da Serra da Estrela, onde também tenho experiência. Noutros locais serão mais curtos, mas há muito trabalho a desenvolver antes do início da primavera 🙂

    Ou seja, o ano apícola é quase o ano letivo, mas sem férias, pois os meses de julho/agosto/setembro são de cresta um pouco por todo o país… E assim inicia o ano apícola 2016 a 1 de outubro de 2015…

    • Fernando Dias diz:

      Se me permitem mais uma achega, aqui vai:
      Os velhotes dizem que o ano apícola se inicia pelo São Miguel e o São Miguel é precisamente dia 29 de Setembro. Embora na minha zona só depois das primeiras chuvadas e descida das temperaturas é que se começa a notar diferença nas colmeias. Contudo existem preparativos a fazer com o fim do verão à vista. Por aqui, junto ao Guadiana, de junho/julho, com o fim da cresta, até ao outono é uma época morta em que não se passa nada nas colmeias.

  2. Oi Cristóvão!
    Aqui considero que se inicia a campanha com a abertura das primeiras flores de Eucalipto. Ou seja, após o hiato de pólen que ocorre entre a hera e a abertura do Eucalipto. Assim que ele abre é uma festa!!…dependendo do ano este hiato dura entre 15 dias a 50 dias. Quanto mais prolongado, mais duro para as abelhas. E este ano promete ser curto 🙂
    Agora fecha-se o ciclo, com o derreter das ceras, o tratamento de outono, e as últimas fecundações, arrumação e limpeza do armazém. Após este momento dá-se o início do novo ciclo, com as habituais perdas do ciclo de ocaso, o qual só se inverte em Fevereiro aquando da expansão primaveril. Mas a Próxima primavera depende muito do que fizémos agora!!
    Assim, o novo ciclo entrará mais forte ou pior, dependendo da qualidade do nosso trabalho desde a cresta até aqui, ao fluxo de outono.

  3. Eduardo Gomes diz:

    Palavras inspiradas e inspiradoras Afonso e Cristovão!

  4. Bernardino diz:

    Olá Afonso,
    E antes da abertura da flor do eucalipto o que fazemos.
    Aqui na zona, parte de Junho, Julho Agosto e Setembro, como sabes, e época de fome se não tratar-mos contra a varroa e alimentarmos as colmeias, quando chegar as primeiras flores de eucalipto já não temos abelhas.
    Como dizia o meu mestre, mal acaba a cresta começa outra.
    Mas é verdade até ao lavar dos cesto, é vindima.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s