Bem Vindo Sejas!

Para mim, acaba de começar 2016!

Mais concretamente a campanha nova…vi o 1º eucalipto aberto! mas o estio ainda durará mais um par de semanas, embora esteja a ser macio devido às adiantadas nespreiras que vao fornecendo pólen e algum néctar.

Como sempre, faço por esta altura, deixo um apanhado do que correu bem e do que correu mal…

Começo pelo positivo.

As fecundações e enxames! A qualidade crescente e a mansidão que começa a instalar-se nas minhas abelhas. O efetivo aumentou e inverno 250 enxames.

Setubal fica a mais de meio, e todos os outros 9 apiários cheios ou acima da capacidade. Só Setúbal inverna núcleos fracos…mas lá está a começar a Primavera.

A primeira experiência com própolis indica que poderei em 2016 produzir mais de 20kg deste produto, e em 2017 ultrapassar os 30kg. Se o preço compensar…vou dar-lhe o seu lugar na minha exploração.

O maneio da varroa também tem estado em aperfeiçoamento, e os resultados dest ano são muito positivos. Enxames com taxa de infestação abaixo dos 2% desenvolvem-se muito melhor. Sendo objetivo mantê-los abaixo de 5% durante os 12 meses da campanha 2016.

O Negativo:

1º – Levei uma dura lição na Arrábida! E custa-me muito digeri-la, pois foi um erro de principiante, que era fácilmente evitável e me custou bastantes núcleos…cada pingo de suor que lhes dediquei deixa-me um travo a sal na garganta, por depois os ter negligenciado.

2º – A campanha de mel foi pífia, e aqui nada poderia ter feito de diferente, mas fica o registo.

2016…O Que aí vem!

O objetivo passa pela minha 1a transumância (apenas para experimentar), irei instalar 2 ou 3 novos apiários, sendo que 2 deles já têm local marcado e para o 3º vou averiguar um local que ontem me encantou (urze em flor/eucalipto de verão e inverno/imensidão de tágueda/rosmaninho embora não seja imenso/esteva e sargaço e algumas soagens).

Espera-se atingir a estabilidade em número de enxames, pois sozinho começa a ser duro tomar conta de mais gado. E 400 enxames e 13 apiários é o meu limite físico…não aguento com mais sozinho, pois o pólen e as raínhas consomem imenso tempo e recursos humanos, e espero continuar a formar outros apicultores e a eu próprio aprender mais (a aprendizadem demora muito tempo, pois é preciso passar horas sem fim a ler, a comparar estudos, a ver teses de mestrado e doutoramento de lugares longínquuos)

2016 será o ano em que vou criar escala no apiário de fecundação. Pois quero em 2017 ter auto-suficiencia em raínhas fecundadas e por ano fecundar 400 para mim, e ainda ter sobras para poder vender a quem se mostre interessado e queira raínhas seleccionadas.

De mel, se verá o que é possível, mas aponto a 8 bidons (é ambicioso…mas tenho de apontar para cima).

O pólen tem uma importante palavra no meu projeto, esperando em Março começar já acima das 120 colmeias a ele dedicadas. Assim, espera-se 2 bidons dele, com e fantástica diversidade característica do pólen desta região.

Se tudo correr bem em 2016, espero poder dentro de um ano cumprir mais um sonho, o de gerar 1 posto de trabalho. Se possível efetivo, para poder dar estabilidade a 1a pessoa, a 1a família…algo que prezo muito!

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

8 respostas a Bem Vindo Sejas!

  1. Hugo Caldeira diz:

    Bom trabalho. Tenho estado a seguir este blog e estou a gostar do trabalho desenvolvido vê-se o gosto pelas abelhas. Já segui o Conselho e apliquei apivar- amitraz com queda de milhares de varroa à bruta. Gostaria de ficar com o seu contacto para poder encomendar 3 a 4 rainhas selecionadas dependendo do preço. Também gostava de ter uma formação sobre o uso e manejo do ácido formico para o poder usar em segurança uma vez que já vem a caminho. Obrigado agreste.

  2. Olá Hugo,

    Que as abelhas se salvem! Talvez ainda dê se a temperatura baixar um pouco mais tarde e elas puderem fazer um ciclo de cria limpo de varroa.

    Quando eu tiver raínhas fecundadas anunciarei aqui no blog. O preço não será muito acima do que se vende por aí.

    Saudações,

    Afonso

  3. eusebio diz:

    boas Afonso é com encanto que leio o teu blog pois tu tens muito espirito muita força de vontade para cuidar desse gado todo e levar muito a serio os pormenores todos certinhos meus parabéns já eu não posso dizer o mesmo pois esta semana os amigos do alheio passaram no meu apiário e levaram me quatro colmeias fizeram um trabalho premeditado nesse apiário só tinha 6 colmeias e um núcleo não quiseram levar tudo como as colmeias são feitas por mim tem as medidas da lusitania mas são diferentes eles vão ter que se desfazer delas pois a intenção já era essa porque não quiseram levar os telhados por isso deixo qui um apelo pois estamos entrarem no inverno e é nesta altura que estes tipos começam o trabalho boa sorte a todos

    • Isso é que é pior Eusébio!
      Neste momento o meu principal critério para a escolha de apiários é a segurança e não a flora. Pois ter um local bom que é roubado ou vandalizado não resulta e de uma só vez perde-se muito.
      Só coloco em locais fechados, se possível cuja passagem obrigue a ser feita à casa do dono ou de vizinhos, afim de o nosso carro ser conhecido. Deixando um frasquinho de mel e o nosso contacto.
      Todos os novos apiários têm este requisito…pois custa muito muito a ganhar!

  4. Eduardo diz:

    Boas agreste! Eu tb ja venho aki a algum tempo,porque demonstra o gosto pelas abelhas pela maneira como escreve! Parabens!!

  5. Nelson Nunes diz:

    Boa sorte, Afonso.

  6. Pedro e Patricia diz:

    Força, Afonso!!!
    Temos aplicado o que nos ensinaste no Curso de Terra Chã e, embora a produção do nosso 1º frasco de mel não ter sido ainda possível, optámos por deixar o mel às meninas e duplicámos o efectivo.
    Agora vamos ao verdadeiro teste que será não as deixar morrer no Inverno…
    Mais uma vez, obrigado por partilhares o que sabes e esperamos encontrar-te brevemente.

Deixe uma Resposta

