A perder-lhes a conta…

Hoje foi dia de ida a Alcochete. Montei pois mais um apiário, mesmo no meio de um urzal em cuja magoriça está florida e a 1,2km há enormes eucaliptos carregadinhos.

A vantagem destes terrenos direitinhos no trabalho é imensa, e começo a ficar fã dos terrenos a sul do Tejo.

1º têm a vantagem de se poder encostar o carro às colmeias e trabalhar com bastante menos suor, depois os grandes asseiros protegem bastante do fogo e em último lugar, é que dali à cultura mais próxima distam 2km pelo menos!

Na frente das colmeias, quase a entrar pelo estrado é um mar de urzes diversas pintalgado a rosmaninho. A 400m reinam as plantas cistássias (sargaço e estevas). E pelo que fui informado a zona onde pastam as ovelhas é pródiga em soagem, tal como os asseiros.

Assim, espero que tude se conjugue a um excelente local, e como a mancha supera os 100ha, penso que 2 apiários de 30 não sobrecarregam a zona.

Além disto, tratei 3 enxames de 7 colmeias abandonadas vai para pelo menos 2 anos. A cria estava sã e são enxames entrados neste outono. Se ninguém os reclamar entretanto, trato deles e entrego a producção dos 3 ao responsável pelo local.

Assim nasceu o meu primeiro apiário de Alcochete. E se provar ser bom…então aumentará o efetivo em 2 outros locais.

Para já ficaram lá 20 enxames e para minha surpresa os núcleos estão lindos (18 dos 20 quase prontos a ir para colmeia). Agora é com elas! Naquele mar de flores de margoriça, e ainda com 500ml de xarope e 1kg de fondant.

Assim, dentro de 1 mês, carrego colmeias e lá vou eu mudá-los e estimular novamente com a mesma dose. Pois parece que ali a Primavera começou em Setembro e se extende até junho…A ver vamos se tal se confirma!

Para já os pontos do círculo de recolha de pólen estão-se a unir…optimizando o gasóleo gasto e as horas de trabalho.

As raínhas que lá ficaram são as primeiras filhas da BZF que será a matriarca de 2016. São mais ariscas do que supús…mas têm chispa no que toca a pôr ovos! (Não se pode ter tudo)

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

6 respostas a A perder-lhes a conta…

  1. Nuno Azevedo diz:

    Boa noite
    Poderia-me facultar o seu email para uma futura troca de ideias ou mesmo para uma futura compra de enxames.

      • Carlos Figueiras diz:

        Boa noite Afonso,
        Já vi que continuas a apostar em apiários aqui pela minha zona. Já sabes, quando quiseres uma ajuda, diz qualquer coisa.
        P.S: Já agora, como é que consegues saber quem são os proprietários das terras, é que eu farto-me de procurar, mas não consigo encontrar grande coisa.

        Grande abraço!

  2. Olá Carlos,
    Quando não sei deixo um saco e uma carta atadas ao portão…um frasco de mel lá dentro às vezes dá uma ajudinha!

    Abraço…

    • Carlos Figueiras diz:

      Bom dia Afonso,

      Outra questão, temos de ter algum cuidado especial caso hajam animais perto dos apiários, ( ex: vacas, cavalos) temos que colocar alguma vedação ou não há grande problema?

      Abraço!

  3. Geralmente não há crise, só por uma vez um javali me virou uma colmeia. Os pastores costumam ser bem piores so que os animais. No entanto se a vedação for pequena, especialmente os cavalos são sensíveis…mas se têm para onde se afastar, então só pastam junto às abelhas de noite.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s