Mel de Medronho

Hoje foi dia de ir a sul, de ver o que dizem as colmeias da beira Sado.

As 4 colmeias que levei cheias de abelhas para a Serra da Arrábida dizem-me que, ou este ano é algo anormal, ou o potencial da Serra para a producção de mel a pleno inverno é muito bom.

Trouxe assim cerca de 15/16kg de monofloral de medronho que nem precisa de análise, tal é o sabor intenso que fica na garganta. Se alguém quiser, vou vender 10kg dele (extracção manual por prensa), seja enfrascado ou em embalagem de granel. É só contactarem via mensagem, aqui no blog ou para o meu e-mail (tedigoto@sapo.pt). Os restantes 5kg ficarão para ofertas a amigos e apreciadores…até eu começo a gostar dele após habituar o palato.

Já os núcleos, havia para todos os gostos…desde os que continuavam apáticos, aos que recuperam e pedem colmeia. No geral as abelhas nórdicas passaram bem melhor pelo período de miséria.

Fiquei ainda impressionado com a quantidade de mel em proporção à cria…algo que aqui não acontece e que a sul se vinca muito mais.

Já em Alcochete o cenário é de núcleos pujantes, aspenas estragado por substituição de mestras em mais núcleos do que seria suposto(as abelhas intrepretam o bloqueio dos ninhos como falta de capacidade da mestra).

Finalmente vim animado do sul…

E a zona tem imenso potencial produtivo em comparação com a minha.

Penso que cada vez mais usarei aqui o meu cantinho para fecundar as minhas princesas e os apiários a sul do tejo para mel.

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

