The End!

Assim chegamos perto do Natal…

Com colmeias a transbordar de vida, meias alças a encher, ceras a serem puxadas e um apicultor que ainda não acredita que isto seja para continuar…tal o tamanho da esmola.

Hoje na Ida ao Almo apenas 1a estava Zanganeira e por tanto apenas precisei de abrir 3 colmeias (bater as abelhas para o chão), roubar 1Q de cria a cada uma das outras e ir ao núcleo de suporte que tenho lá para tirar a raínha (inseri diretamente pelo óculo) e colocá-la lá dentro. Como está em postura, deve pegar de estaca!

Se pegar, como espero…parece que será mais 1 apiário com zero baixas!

Apenas 3 de 11 apiários registaram perdas e coincidência ou não, todas nos apiários que estão com núcleos. Alverca, Alcochete e Setúbal…este último ainda a esboçar recuperação do horroroso cenário de verão.

Decidi não meter mais meias alças, e se o Janeiro confirmar a tendência, irei usar esse excesso para povoar muito mais núcleos de fecundação do que previ e arrancar com as criadeiras mais cedo.

Também já chegaram as vigas e blocos…e assim que seja necessário, o local para 50 núcleos de fecundação está pronto. E como seria lindo chegar a meio de Abril com 100 monarcas neles fecundadas!!

Veremos onde pára mais esta encruzilhada 😉

A varroa não parece ainda alarmar, no entanto o alerta de zangãos a saírem para voar, faz tocar os tambores. E dentro de 1 mês prevejo ir-me a elas…antes que elas decidam qualquer tipo de surpresa.

Há inda mais uma surpresa!, uma caixa que me esqueci na casa de um amigo, e tem um lindo enxame lá dentro. Tratei-o e vai em 3Q de cria…será usado juntamente com outros 2 para o apiário da formação aqui do Agreste. Portanto tem já marcada a ida para colmeia.

Com o términus das arrumações no armazém, tudo parece preparado para que o ano novo entre a preceito.

Assim, é tempo de preparar o material das formações e de começar a poda da floresta…afinal são só 2 000 árvores…ainda não comecei e já doem os braços!

 

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s