O ano civil termina…o ano apicola ja leva 1 mes e meio.

Sr. Apicultor,

Periodicamento deixo aqui dicas que considero importantes para que todos aqueles que sintam a necessidade de se guiarem por algo, terem assim mais uma ajuda.

Hoje deixo o que considero importante,

Janeiro vai entrar, e dele nao esperem calor! Fevereiro segue tambem o mesmo rumo, sendo nesse mes as temperaturas ja habitualmente crescentes, mas sendo muito comum que neste periodo surja uma vaga de frio algures.

O Inverno tem sido mansinho, ha muita muita cria nas colmeias. Se o mau tempo nao chegar depois fora de horas, estao previstos dias de chuva alternando o bom tempo.

A epoca de enxameacao vai comecar cedo este ano, a previsao de um excelente ano apicola que pode estar a caminho. Mas tem de tomar algumas precaucoes,

1 Devido a quantidade anormal de cria nas colmeias e zangao presente em boa parte do Pais, ha que antecipar bastante o tratamento contra a varroa, a qual tem estado todo o inverno a reproduzir e aumentar rapidamente o seu numero na cria de zangao. Portanto trate no final de janeiro, ao inves do habitual em Fevereiro.

2 Se as colmeias se encontrarem bloqueadas com mel e polen, retire 1Q de mel (deixe o polen). Chega o quadro que estava na posicao 2 para a posicao 1, e coloca 1 cera moldada na posicao 2 ou 3, dependendo de onde esteja a ultima cria. Este quadro deve ficar apos a ultima cria e antes do tijolo de polen. Esta operacao geralmente ocorre na 1a quinzena de fevereiro.

3 Assim que terminar o tempo de accao do varroacida, ha que retirar.

4 Este ano provavelmente Ainda antes de Marco chegar vao fazer falta meias alcas. Lembre s que a 1a deve ser de cera por puxar, devendo apenas os 3Q centrais serem de cera puxada afim de incentivar a que o enxame suba. Nao e de estranhar que em muitas zonas hajam realeiras por esta altura…e nesta altura faca um teste de contagem de varroa! Pois se o tratamento nao funcionou como devia, ainda vai a tempo de emendar a mao!!!

Tanta abelha ja tao cedo, tanto polen de reserva…as abelhas este ano devem entrar Marco completamente desenvolvidas, tendo nos potencial de um excelente ano apicola se o Sao Pedro nao nos trair mais tarde.

Se Fevereiro for frio ou Marco for chuvoso…pode fazer falta um saquinho de fondant. Nesta altura e com ninhos muito desenvolvidos as reservas da camara de cria esgotam numa semanita e ma alimentacao anda de braco dado com nosemose e quebras abruptas de criacao que so sao sentidas 1 mes depois…em plena epoca produtiva.

Pessoal…Olho Vivo!!

 

P.S.

Um voto de pesar pelo falecimento do Sr. Augusto Inacio Ferreira, nosso colega apicultor que nos deixa.

 

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

3 respostas a O ano civil termina…o ano apicola ja leva 1 mes e meio.

  1. João Barros diz:

    Olá Afonso. Tenho uma questão: será que eliminar as crias de zangão nesta altura e durante o mês de dezembro de modo a tentar controlar a varroa seria contraproducente para os enxames? Abraço João Barros

    • Ola Joao,
      De facto nao sei responder a essa questao, pois e anormal ter zangaos em tantas colonias nesta altura.
      Eu nao o faria antes de marco, pelos seguintes motivos.
      1 pois com o frio sou adepro de deixar as abelhas na sua vidinha e nao comprometer a selagem natural da colmeia nem nelas criar muito stress.Desde o inicio de Dez ate final de Janeiro deixo que fiquem quietas.
      2 Se o tratamento de Outono foi bem feito as varroas ainda sao poucas.

      A excepcao a isto sera a zona de produccao do eucalipto e a zona do algarve que esta em plena campanha neste momento.

  2. José Oliveira Marques diz:

    Olá João

    A resposta à sua questão foi dada pelo Afonso e em termos de experiência própria nada posso acrescentar.
    Por experiências alheias, também, deve saber que em décadas anteriores, a teoria e prática era a de que os zangãos eram uns comilões preguiçosos que só davam prejuízo. Vendiam-se e aplicavam-se capta- zangãos para os eliminar. Depois descobriu-se que as colmeias com zangãos produziam mais mel porque eles ajudavam no aquecimento da criação. Acabou a carnificina dos inocentes.
    Actualmente, com o aparecimento da varroa constatou-se a preferência, desta, pelas larvas dos zangãos que são melhor fonte de abastecimento, para se desenvolver. Daí a eliminação da sua criação.
    Esta eliminação da cria de zangãos não elimina a varroa, reduz a sua intensidade (quantidade), não nos deixando baixar os braços.
    Como em todas as decisões, é sempre o pobre apicultor que fica com a responsabilidade a escaldar, entre as mãos !
    Saudações e bons resultados apícolas. José Marques

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s