Última semana de letargia!

O tempo anda farrusco, as abelhas ora saem com muita intensidade ora regressam em massa sempre que se encobre o céu.

Nalgumas tardes sobem apressadas a largar néctar nas meias alças…noutras tardes por lá passeiam a recolher o trabalho do dia anterior.

No entanto nos ninhos dá-se uma transformação muito radical…

Após os alimentadores retirados, coloquei 2 quadros para serem puxados, que estão agora cravados de ovos, que brevemente serão larvas…e mal nasçam darão origem a enxames que serão maiores que o ninho, mesmo nos dias frios.

Assim, faltam cerca de 2 semanas para que a 2a meia alça tenha de subir a cada colmeia, e usarei para esse fim as de 10Q, que servirão o duplo propósito de espaço extra para a cria e caixa de mel. Na mesma inspecção será aplicado mais um pouco de fórmico e retirado a cada ninho 1 tijolo e o 1ºQ de cria selada. Assim, as 80 melhores colmeias originarão os 40 primeiros enxames da temporada.

Entretanto deixa-se que o tempo e as flores prossigam com o seu rumo… e que as renovações de cera sejam realidade. Que as meias alças encham de gado, e postura no caso da 1a de 10Q.

Essa meia alça jogará importante papel, pois será mais tarde transformada em núcleo de fecundação, aproveitando-se para isso parte da cria e abelhas que aí venham. Numa primeira fase sendo ordenhadas para núcleo, e numa 2a fase com alocação final no apiário de fecundação.

Hoje foi assim um dia de pausa e desmazelo…mas amanhã regressam os calos do ofício.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

4 respostas a Última semana de letargia!

  1. Bernardino diz:

    Bom dia Afonso.
    Nestes primeiros enxames vais introduzir, mestra virgem ou realeiras.
    Abraço.

  2. Eduardo diz:

    Aki no norte tempo ñ ajuda, esta frio e a chover, existem flores que abriram mais cedo do que é normal mas com este tempo as abelhas ñ saem! Este fim de semana aprendi uma grande lição, morreu um enxame dos mais fortes que tinha, e a causa foi a fome! Alguns enxames estão mais fortes do que é normal, o problema é que comem as reservas rapido, tive que andar a alimenta-los!
    Afonso tenho uma questão para te fazer, comprei um estrado sanitario para construir( copiar) alguns para mim, mas reparei que no inverno perdem em termos de isolar a temperatura!
    Agora estou na duvida se deva optar pelos sanitarios ou pelos normais!

  3. Eduardo,
    Isso será opção pessoal. Aqui não me servem devido ao vento. Se não for ventoso o local…diria que sim! Mas eu nao quero mais…são caros, estragam-se depressa com os àcidos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s