Obrigado André pela colaboração!

Benefícios da manutenção de zangões para fecundação de rainhas

A exploração apicola exige cuidados especiais sobretudo em relação à genética, tendo em vista que, actualmente, essas abelhas são exploradas com finalidade económica.

O crescimento populacional da colónia é fundamental para se obterem boas colheitas, pois as abelhas necessitam de possuir boa genética e qualidade ambiental para que possam manifestar toda a sua capacidade produtiva.

Neste artigo, serão repassadas informações importantes para orientar os apicultores no que diz respeito ao adequado maneio de colónias de abelhas Apis mellifera de forma a obterem um maior lucro com a exploração das mesmas visando a fecundação e o valor dos zangões para as colónias.

Em ambientes com abundância de recursos naturais, flora riquíssima, como no Brasil, as pesquisas apícolas com melhoramento genético e produção de zangões são recentes, pois as abelhas não necessitam da intervenção do homem para crescer e se reproduzir. No entanto, em locais com o ecossistema fragilizado o apicultor tem sido obrigado a planear e analisar melhor as caracteristicas ambientais onde colocará as suas abelhas, ou ainda, a programar uma forma de mantê-las, especialmente, durante os períodos mais críticos de escassez e de baixa qualidade do pólen e/ou do néctar, pois, uma vez que, as abelhas Apis mellifera têm elevado grau de enxameação e abandono.

Os dois mecanismos, enxameação e abandono, embora sejam adaptativos para a sobrevivência das abelhas, podem contribuir para uma baixa significativa da produção. Deste modo, o apicultor deve conhecer as caracteristicas genéticas das suas colónias assumindo-as como mais uma ferramenta para o seu maneio apícola, e actualizar-se regularmente para garantir o sucesso da exploração.

Atualmente, existem muitas formas de controle genético de apiários comerciais. Porém, quatro estratégias de seleção têm demonstrado melhores resultados em populações fechadas, podendo ser aplicadas a populações abertas para aquisição de ganhos genéticos. Para auxiliar, recomendam-se ao apicultor cinco dicas importantes que deve ter em atenção nos seus apiários:

  1. Ofereçer às suas abelhas boa qualidade ambiental, pois, sem um ambiente propício a produção é limitada; a água é vital e até mais importante que o próprio néctar ou polén para a manutenção das diferentes funções vitais do organismo. Anotar em planilhas simples e ao alcance de todos os dias, o comportamento e a produção individual de cada colônia;
  1. Colónias com tendência a enxameação devem receber rainhas provenientes de colónias que possuam baixa tendência, isto porque cada vez que uma colónia sofre enxameação e a rainha virgem se reproduz há redução populacional e queda na produção. As crias de zangões de colónias com tendência a enxameação devem então ser eliminadas, pois carregam o mesmo material genético da sua mãe (Zangão provém de ovo não fecundado, como tal não tem pai, e é a cópia da raínha que é sua mãe);
  1. Em colónias com baixa tendência de enxameação as crias de zangões devem permanecer para que fecundem as novas rainhas e transmitam as características genéticas da colónia mãe;
  1. Crias de zangões provenientes de colónias com alta produtividade devem ser mantidas dado que possuiem material genético com potencial produtivo. As rainhas provenientes de colónias altamente produtivas são também desejadas para populações em produção;
  1. É importante preservar zangões e rainhas com caracteristicas desejáveis, no entanto está comprovado que crias de zangões não alteram a infestação de varroa destructor, mas contribuem para melhorar a produção;

Seguindo os passos acima referidos, e proporcionando um ambiente abundante em recursos florais, o apicultor poderá obter um incremento significativo na sua produção.

Em qualquer ramo da agropecuária, a selecção dos melhores indivíduos visando o melhoramento genético é fundamental.

Este é o caminho para alavancar a nossa apicultura e transformá-la numa verdadeira fonte de rendimento e vida para o produtor rural.

APICULTOR – SUCESSO EM SEU EMPREENDIMENTO!

André Luiz Halak

Engenheiro agrónomo

Doutor em produção animal

Coordenador do Centro de Melhoramento da Abelha Ibérica – Lousamel

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s