Iowa – Pollen

Hoje estive logo de madrugada a ouvir uma palestra sobre a importância da nutrição na alimentação da colónia.

As conclusões apresentadas indicam que a virulência e longevidade das abelhas estão diretamente relacionadas com o tipo de pólen consumido, a sua não poluição por agentes químicos(mesmo em doses sub-letais) e ainda os cuidados parentais oferecidos pelas abelhas amas.

Assim, podemos retirar conclusões importantes, e mais um passo está dado para a compreensão do fenómeno de Colapso das Colónias.

Pólen Multifloral é assim uma excelente ajuda para auxiliar a manutenção da boa saúde das colmeias, assim como entender que a fome crónica é um enimigo de longo prazo, o qual mostrará sintomas muito mais tarde. São sobretudo as larvas que pagam a fatura, pelo que temos de compreende que o fenómeno de CCD muitas vezes se torna sintomático apenas 1 mês ou mais após a ocorrência do problema.

Compreende-se agora o porquê de após o período de stress podermos ter uma falsa sensação de recuperação. Mas o mal estava feito…e a geração doente torna-se adulta! A colónia estava já a colapsar, mas não era visível.

Por outro lado, as colmeias livres de varroa apresentam abelhas com maior massa gorda, logo são abelhas mais capazes.

Podemos agora entender que a qualidade da comida ingerida pela larva é uma influência determinante na saúde futura da colmeia. Entendemos ainda que a importância de entrar no inverno com baixa carga de varroa é de suma importância, pois é nesse periodo do ano que as plantas que florescem têm pólen de menor qualidade, e soma-se a isso a maior probabilidade de uma carência proteica causada por falta de condições de voo prolongadas.

Senhor Apicultor…resolva-se a entender as suas abelhas! Uma colmeia não é uma caixa de madeira com abelhas lá dentro. Uma colmeia é um Ser Vivo Complexo e importante para o meio ambiente, que por acaso vive dentro da sua caixa de madeira.

Deixe de ser Dono de Abelhas! Carregue no link e oiça com atenção…

 

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Iowa – Pollen

  1. Silva pEREIRA diz:

    Não está nenhum link.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s