Mais uma vez…manda o Equinócio!

Prestes a entrar na Primavera,

As temperaturas teimam em não deixar trabalhar o que se quer.

Novamente as primeiras raínhas em quantidade que se veja, vão fecundar apenas em Abril. É que as noites teimam em não passar dos 5ºC, as máximas em não atingir consistentemente os 18ºC e a chuva vai reaparecer em breve. Não gosto de desdobrar com estas temperaturas, pois as raínhas não fecundam com os zangãos que deveriam e os núcleos deixam morrer mais cria do que seria desejável devido às noites frias. Ser cuidadoso neste ponto, cruzar as pernas, segurar este ímpeto de apicultor e agir apenas na altura certa, são, na minha opinião uma virtude! É verdade que se perde algo nos anos bons…mas se evita o desastre em todos os outros! Na apicultura, ser conservador tem resultado, e os afoitos, mais tarde ou mais cedos pagam cara fatura!

Não fico triste por isso, pois os anos bem molhados e frios na primavera têm revelado ser no final bem melhores aqui no agreste do que aqueles em que a Primavera aparece gloriosa e depois entra demasiadamente seca e quente em verão prematuro.

Apenas estou preocupado com a falta de reservas em forma de mel, e se vier tempo chuvoso em mais de 3 ou 4 dias, terei de ir a correr para largar hidratos de carbono, visto que as abelhas cumprem neste momento o desígnio e as raínhas põem ovos como se não houvesse amanhã. No domingo dei com os primeiros quadros que têm cria de ripa a ripa…e isso quer dizer que de cada um nascerão 5500 abelhas pelo equinócio que marca a entrada na Primavera.

Que este ano não desiluda, e que os afídeos gozem da humidade acumulada pela terra, e que se transformará em seiva e evaporação com a subida das temperaturas.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s