Vem frio e chuva!

Agora sim é a valer…

As previsões do IPMA são de chuva e frio para os próximos dias, sendo que o vento vai aumentar a meio da próxima semana. Os outros sites também.

Assim há que rever os planos, e apenas nuclear o mínimo essencial às realeiras que nascem dentro de 8 dias, levar as caixinhas de candy a passear ao campo e começar a distribuir pelas colmeias cerca de meio pacote a cada uma…afim de garantir que não travam postura nesta altura que é essencial, e minimizar desta forma os efeitos do mau tempo. Estimular, nem pensar! Pois se a coisa se prolongar demasiado elas ficariam ainda mais vulneráveis e dependentes de mais comida…logo mais investimento!

https://www.gismeteo.com/city/weekly/65524/

http://www.tempo.pt/proxima-semana/sobral-de-monte-agraco.htm

pois são os ovos que agora sejam postos que serão as campeiras de Maio… Assim há que lhes dar conforto e garantias de que podem sentir-se confortáveis e que nas abertas é só irem ao pólen. É que as temperaturas vão estar uns 4ºC abaixo da norma…e sem este cuidado, poderão não haver campeiras que cheguem na altura que importa!!

A campanha do pólen que deveria arrancar…não pode pelos vistos começar! Ou seja, o mau tempo continuado vai ao bolso de duas maneiras,…o que não se ganha e o que se gasta!

Já aguentei o que pude…mas agora a altura é crítica, pois estamos na altura do ano em que as colmeias estão mais vulneráveis ao tempo, pois as reservas não estão em altas e um enorme ninho cheio de crias a pedirem comida podem gastar o que têm em poucos dias. É nesta altura que meio descuido resulta em colmeias perdidas. Vamos pois evitar isso.

500gr de candy geram uma semana de conforto…e é isso que lhes vou dar de 2a em diante.

As temperaturas que vêm são críticas? R: Não

A Chuva que vem é muita? R: Não

Mas o cumulatório de mau tempo é já bastante, a luminosidade não é adequada a boa producção de néctar, o pólen das fruteiras vai estar húmido e portante de mais difícil recolha…e portanto mais vale ajudar agora, pois dentro de 1 mês temos de ter uma imensidão de campeiras.

Pena mais uma vez…tanta flor vai passando sem render!

 

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

5 respostas a Vem frio e chuva!

  1. Jacinto Pascoal jose diz:

    Angola e um mercado virgem neste setor da apicultura por isso deveriam pensar em intalar aqui um pequeno centro de formacao.a Nosso empresa pore ajudar neste sentido.nosso email jpj.comerciall@gmail.com

  2. Eduardo diz:

    Afonso, acho que o tempo ñ vai ficar tão mau quanto diziam! Este fim de semana estive num local onde vou tentar instalar um apiario no futuro! Tem mts salgueiros que estão em flor, alguns eucaliptos que tb têm flor, mt castanheiro,silva, urze branca e rosa… E ñ vi uma unica abelha!!

  3. José Marques diz:

    Olá Afonso
    Relativamente ao desenvolvimento da apicultura em Angola venho lembrar que já houve projectos, em tempos remotos, quero acreditar que promovidos por pessoas bem intencionadas, que deram resultados nulos.
    Angola exportava, isto é, vendia para a metrópole, apenas pequena quantidade de cera. Fazia-se a recolha da cera dos enxames queimados ou abandonados e a produção de mel era insignificante.
    Pensava-se que a causa era o atraso das técnicas aplicadas e fez-se formação. Não resultou.
    Num clima quente e húmido, sem inverno, as abelhas não têm instinto ou necessidade de acumular reservas Enxameiam todo o ano, em pequenos enxames, e os períodos de paragem são, apenas, as épocas das chuvas.
    Podem formar-se excelentes apicultores, mas é necessário, também, mudar o instinto das abelhas.
    Cordiais saudações

  4. Olá José, obrigado pela opinião.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s