À espera de uma nesga de bom tempo!

As abelhas enchem os ninhos a excelente ritmo, com apenas 1 apiário tocado por infestação de varroa que surgiu vinda de um qualquer lugar próximo e que irá custar 4 desdobramentos a menos e pelo menos 3 ou 4 colmeias a não darem mel…mas faz parte, e ontem já dei uma bela coça nos àcaros. Amanhã espero cozinhar a 2a caldeirada de zangão e varroa, fazendo assim cera suficiente para pagar por inteiro o gás de todo o ano.

O pólen é que continua em modo de espera…e ou muito me engano ou ainda vou recolher pólen das glicínias e laranjeiras…que estão mormente atrasadas.

Hoje já está ao jeito o material…

Fotografia0541

E amanhã há recolha de 6kg de abelhas.

Também já estão povoados os 1ºs mini-núcleos da minha história apícola…agora é passar até Julho de 10 a 100…a capacidade de fecundar raínhas por mês. O caminho faz-se caminhando!

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

7 respostas a À espera de uma nesga de bom tempo!

  1. Ola bom dia Afonso, aproveitas a cera do corte de zangão, retiras as larvas? Desculpa lá esta pergunta, é que eu não aproveito a cera, dou as galinhas.
    Abraço
    Jose

    • As minhas galinhas comem algumas larvas, mas à quantidade de zangão que trago é demais para elas. Vai para a caldeira e segue para a horta o cozinhado, pois há de se tornar em courgettes e feijão verde.

  2. eusebiosantos66@sapo.pt diz:

    Boa tarde Afonso,

     Já não é a primeira vez que leio sobre tu usares o corte do zangão. Cortas para aliviar a varroa e depois os quadros ficam com os buracos. Será que as abelhas fazem o favo de novo?  Qual o tratamento que usas para esta altura?

    Cumprimentos,

    Eusébio  

    Citando Abelhas do Agreste :

    > abelhasdoagreste posted: “As abelhas enchem os ninhos a excelente > ritmo, com apenas 1 apiário tocado por infestação de varroa que > surgiu vinda de um qualquer lugar próximo e que irá custar 4 > desdobramentos a menos e pelo menos 3 ou 4 colmeias a não darem > mel…mas faz parte, e ont” > > >

  3. João Oliveira diz:

    Boa tarde Afonso.
    Uma dúvida, metes esse quadro com uma tira de cera logo a seguir ao ultimo quadro de criação o coloca-lo sempre na posição 2?
    Já agora, depois desse quadro puxado e completo com zângão depois de fechado (por volta do 7º dia certo?) retira-se da colmeia e leva para derreter, E no sitio desse quadro mete-se um quadro normal de cera laminada certo?
    JO

  4. Olá João,
    Sempre na posição 2, pois assim em todas as colmeias sei qual o quadro a retirar. Por outro lado só colmeias fortes farão zangão em abundância.
    Após retirar o zangão volto a inserir o mesmo quadro na mesma posição. Quando não quero mais zangão passo-o para o centro já em meio de Maio…e elas puxam de obreira. O zangão pode ser retirado entre o 8º dia (demora 1 dia mais a opercular que a obreira) e o 24º, altura em que nasce. Como entre inspecções distam 3 semanas, geralmente já apanho o quadro puxado e recém selado. Pois 1a semana após o corte parte do favo ja está feito e uma semana mais tarde começam a selar.

  5. João Oliveira diz:

    bom dia
    Obrigado Afonso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s