Bota abaixo!

Depois de 2 caldeiradas de cera de zangão e consequente tareia nas varroas, depois de identificadas as colmeias mais atrasadas…amanhã vamos a elas.

As colmeias que se ficaram para trás no mau tempo e que não estão em condição de levarem alça vão levar tareia mor na varroa e vão levar 500gr de pasta para fazer face à falta de reservas de mel nos ninhos. Essas não chegarão a tempo ao fluxo de mel de Maio para poderem chegar à 2a meia alça…mas em meio de Maio devem estar cheias como um ovo, e como tal, vão servir para serem desdobradas e produzirem pois uma farturinha de núcleos, numa altura em que não devem faltar as realeiras nas criadeiras.

A maioria vai levar a 2a dose de 30ml de fórmico a 65% devido às temperaturas teimarem em não deixar meter limão e ao fórmico não afetar em nada as alças.

Na floração, as laranjeiras estão floridas mas incertas…umas a plena flor…outras com pequeno botão. Tudo está atrasado, e as borragens também não são excepção. Estranho entrar abril com as cerejeiras por florir e as ameixeiras a iniciarem apenas. Só as ineixas andam com a hora certa.

Com este tempo incerto as abelhas iniciam bem as realeiras, mas depois eliminam mais do que seria suposto e desejável. Espero assim que apenas 60% das larvas transferidas cheguem a ser realeiras que me agradem. A ver vamos se as condições de fecundação se materializam.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

20 respostas a Bota abaixo!

  1. Martinho Ferreira diz:

    Boa tarde Afonso.
    Coloca os 30 ml de ácido fórmico num papel por cima dos quadros? Ou diretamente nas abelhas entre os quadros com uma seringa?
    Qual a relação entre a temperatura e o sumo de limão no interior da colmeia?
    Tudo de bom.

  2. Martinho, o àcido é colocado embebido num guardanapo. Nunca deve entrar em contacto direto com as abelhas.
    Quanto ao sumo de limão, sei apenas que não quero abelhas molhadas com este frio…e que com o calor elas se secam e bebem num instante o sumo, e a varroa aparece morta no dia seguinte. Não há estudos pois nenhum lab ganha dinheiro a vender limões…e os estados não cobram impostos tb.

  3. Oi Apibeiras!
    Sim, no meu blog tem info de alguns anos atrás.
    Básicamente espremes o limão após retirares o zangão. Espremes sobre as abelhas do ninho antes de fechar a colmeia. A temperatura deve estar acima de 20ºC…se acima de 25ºC ainda melhor!!

  4. Eduardo diz:

    Bom dia Afonso!! Ontem fui ver as minhas colmeias e tenho varias a querer enxamear, e algumas ainda ñ têm o ninho cheio…. Até uma colmeia que tinha passado para uma criadeira de 15Q, ou seja inceri 5Q novos esta a enxamear! Algo se passa sera por causa deste tempo incerto???

  5. Procura as raínhas e mata-as…gado desse não interessa.

  6. Eduardo diz:

    E deixo-as criar uma nova rainha?
    Algumas delas comprei-as o ano passado e portaram-se bem! Quando tiveres rainhas para venda aviza aqui no blog!

  7. Pois acredito que as tenhas comprado, e como eram novas a coisa deu-se…mas este ano já com 1 ano de idade, o seu carácter vem ao de cima. O raio do tempo virou ao mau tempo, mas assim que aquecer vai ser festa de enxames por todo o país. Embora haja zonas com imensas perdas neste inverno atrasado!

    • apibeiras diz:

      abelhasdoagreste, verifico nas zonas que costumo frequentar que essas imensas perdas se está a dever com um atraso significativo no tratamento da varroa.

      Infelizmente uma grande % de apicultores vizinhos e colegas esperam demasiado pelo “bom” tempo para efetuar qualquer tratamento. As temperaturas não estão a ajudar, mas eles pensam que as abelhas (e varroas) estão a dormir enquanto eles se atrasam…

  8. Eduardo diz:

    Estou tramado, tenho que comprar rainhas de qualidade… As que estiverem a enxamear vou partilas ao meio… A minha sorte é que msm desdobrando agora ainda vão a tempo de tirar mel…

  9. Eduardo diz:

    Uma questão,para fecundar as rainhas sera melhor levalas para longe do apiario? Ou seja se uma rainha for fecundada por um zangão que veio duma colmeia que tem propenção para enxamear, ele pode passar esses genes a rainha?

  10. É isso mesmo…e infelizmente por cá as enxameadoras são a regra! Quanto a darem mel…só se Maio e Junho forem muito bons…pelo menos aqui, se desse uma meia alça era o máximo num ano bom.

  11. Eduardo diz:

    Afonso aki fins de maio e junho é o pico de nectar é quando aki ha mt silva, castanheiro e urze!
    Isso é um problema a maior parte do pessoal até gosta de apanhar enxames, a unica solução era serem fecundadas em laboratorio, mas custam uma pupa de massa!

  12. A solução passa por nao reproduzir colmeias que enxameiam e trocar raínha aos enxames capturados. Uma colmeia não é a que chega a este momento mais forte, mas sim a que no fim do ano produziu mais e com menos cuidados. Assim, todos os apicultores que tenham algumas boas colmeias podem em 3 ou 4 anos de trabalho melhorar bastante aquilo que tenham. O problema é que gostam de caixas povoadas em vez de colmeias que produzam…mas se querem trepar a telhados deixem a apicultura e alistem-se nos bombeiros!(lol). Entendo que uma colmeia enxameie se não lhe dermos espaço a tempo e tiver abelhas a dormirem ao relento…mas não mais do que isso!…em anos passados andaria a apanhar garfas, até agora poucas tentaram sequer, e as 4 que o fizeram foi por terem tantas abelhas que era impossível ser diferente.
    Aqui também costuma ser o pico nessa altura…vamos ver. Para já é miséria com tanta chuva e vento. Mas os Abril que tenho apanhado chuvosos costumam resultar em bons anos, com carvalhos a melar, e uma floração de cardo mais forte! No entanto são necessárias 3 semanas de bom tempo urgentemente pois reservas de mel são nulas de momento.

  13. Eduardo diz:

    Este ia dobrar para o dobro as minhas colmeias, mas tenho estado a pensar e acho melhor ñ o fazer!
    Ainda me falta ter alguma experiencia no maneio!
    Mais vale ir ganhando experiência com poucas…
    Bem mas pelo menos dos 20 enxames que tinha apenas m morreu 1, e foi a fome,e por descuido meu!

  14. Eduardo diz:

    Afonso desculpa estar a ser chato mas tenho mais uma questão!
    Eu tenho uma criadeira de 15q montada,mas como disse numa msg atras tb esta a tentar enxamear. Até ja lhe esborraxei alguns alveolos reais!!
    É possivel criar rainhas msm ela estando a tentar enxamear, ou ñ é aconselhavel?

  15. Mata a raínha e usa esses alvéolos para que cada lado fique com uma nova monarca…e dentro de 1 mês está pronta para o combate novamente. Ou em caso de matares a raínha ficas com a colmeia orfã, pronta a criar realeiras de outra.

  16. jorge diz:

    Bom dia
    Desde já digo que sou um iniciado nestas coisas das abelhas, embora os meus pais tivessem, noutros tempos, algumas colmeias.

    Aqui vai uma questão, agradeço desde já a ajuda.
    Este ano apanhei um pequeno enxame numa caixa isca. já fiz a transferencia para uma coleia mas notei que são poucas abelhas, quadro e meio talvez. Notei também que estão a puxar muito bem a cera que lá coloquei. será que está lá a mestra….mas se elas lá estão tem que haver mestra, não é? Que devo fazer mais?…alimenta-las?…trata-las?..que tratamentos recomendam?

    Muito obrigado

    Cumprimentos

    Jorge

    • Jorge,
      Ajude-as alimentando. Depois trata no verão com um dos tratamentos homologados. Mas peça-o a um apicultor, para nao ter de adquirir uma embalagem inteira.

      Agora, a cada 3 dias dê 250ml de xarope feito com 1 parte de açúcar branco e 1 parte de agua morna. Faça isto durante 2 a 3 semanas.

      Se o enxame se desenvolver bem, então trate-o por Julho.

      Saudações!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s