Há conversas que nos mudam a vida!

Por estes dias que passaram tive talvez uma das mais alegres mas importantes discussões apícolas de que me lembro.

O tema foi sobre como mudar o panorama apícola para melhor.

No final absorvi uma importante mensagem.

Básicamente, a opinião da outra pessoa com quem falei é a de que apenas com o blog, com opinião singular nunca algo de significativo será alterado.

Segundo ele, devo alterar algumas coisas, que no meio da conversa me foram ficando gravadas na memória como se grava na pedra uma gravura a relevo.

Retive;

1 – Acreditas nessa forma de fazer apicultura? Então guarda um nicho dela, para mostrares a todos que é possível e está ali há x anos.

2 – Se queres mudar alguma coisa…tens de cumprir um caminho!, em que o primeiro passo é cumprires as indicações para uma exploração convencional(a tua zona não permite outra), por forma a estares sempre bem dentro dos limites da lei (por mais desadequada e mal feita que seja…tens de a cumprir de A a Z ou aos olhos dela és um delinquente e no momento x, y ou z…vais ter chatices por isso)

3 – Tens de te juntar a uma organização forte, aproveitando todos os benefícios que ela proporciona, pois és profissional e não podes de modo algum estar em desvantagem perante os outros apenas porque não queres torcer o braço. A profissionalidade obriga a que analises tudo isso de forma profissional…ou não estás a ser profissional e estás a falhar conscientemente.

4 – Tens de aceitar os custos (humanos em horas de trabalho dadas a essa instituição) de te tornar membro ativo dessa instituição ou outra, paulatinamente ir ganhando relevo lá dentro e assim chegar ao ponto de poderes fazer parte daqueles que dentro de 10 ou 20 nos substituirão a geração atual.

Isto deixou-me a pensar…fez-me dar voltas na cama.

Por vezes uma opinião fundamentada tem um valor incrível se estivermos dispostos a aceitar analisar sériamente os pontos de vista alheios. Nalgumas dessas opiniões podemos e devemos aproveitar o sumo que delas sai.

Mas não aproveitar isso implica ignorar um ponto de vista quoerente…algo que não posso fazer! Há que arranjar forma de enquadrar e sse ponto de vista sem deixar de ser Eu, sem abalar as convicções que tenho.

 

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

8 respostas a Há conversas que nos mudam a vida!

  1. José Marques diz:

    Olá Afonso

    Nada tenho a objectar, apenas alteraria :
    Onde está ” 3 – Tens que te juntar a uma organização forte,,,” , alteraria para: ” tens que te juntar a uma organização com objectivos úteis para os associados e dirigida por gente séria, competente e eleita democraticamente. ”
    Só isto já valia por todo o resto.
    Saudações

    • apibeiras diz:

      Concordo com a sugestão do José Marques, no entanto compreendo perfeitamente o conselho dado pelo interveniente na conversa. E visto como funcionam as instituições em Portugal e a agricultura no geral, o ponto (3) está melhor sem a sugestão 🙂 Infelizmente…

      É melhor juntares-te a eles primeiro e ajuda-los a mudar depois , do que lutar contra eles…

      • José Marques diz:

        Olá Afonso

        Pela intervenção de ” apibeiras ” podemos concluir que vivemos num País livre, em que cada um pode ter as suas ideias e convicções e praticá-las.
        Saudações

  2. Fernando diz:

    Costumo dizer que uma árvore tem primeiro de criar raízes fortes para se tornar notável! Uma árvore nova, com raízes frágeis, voa na 1ª tempestade… Pelo que se subentende que concordo com os conselhos do interveniente. Uma determinada forma de proceder ou agir não se muda de um dia para o outro mas sim aos poucos, lentamente… Contudo julgo que esse “longo caminho” está iniciado e bem, pela nova geração.

  3. Raquel diz:

    Olá Afonso,

    Com o teu blogue e a tua opinião muito tem contribuído para as boas práticas apícolas de muitos apicultores; à primeira vista pode não ser nada, mas o sucesso está na observação dos pequenos detalhes e isso por vezes não damos conta.

    Sim também acho importante juntar,colaborar c uma ou mais organizações que trabalhem em prol dos apicultores e, se assim não for que a nossa participação seja o primeiro passo para a mudança!

    Infelizmente, por vezes as tarefas são dadas as pessoas erradas e isso acarreta consequências funestas e a incapacidade de construir uma estrutura apropriada de apoio aos apicultores…

    Agora não querendo abusar…mas uma solução seria… aparecer um “Uber” no sector apícola, com uma equipa integrada, (porque seria muito superior à soma dos talentos separados) marcada pela sua genuidade, resiliência e persistência com a capacidade de criar estratégias no qual o importante não é vender mais mas sim vender melhor, num ciclo corporativo continuo em prol do produtor.

    É preciso os “bons líderes” no sector apícola, aqueles que sabem tirar partido de todos, e que juntos formam uma equipa e que concordam em repartir os apoios segundo as necessidades reais dos apicultores… E estes existem ( mas poucos…), e apesar de todas as dificuldades, fazem aquilo que mais gostam dando motivação a outros em fazer o seu melhor no mínimo que podem fazer.

    Apesar de todas as dificuldades isso me fez dar o pequeno passo e iniciar uma longa caminhada no qual não sei qual é o destino final, mas uma coisa estou certa… as adversidades são uma oportunidade para demonstrar que somos capazes de mudar as coisas e acredito que juntos polinizamos valores sustentáveis…

    • Oi Raquel,

      Penso que essa Uber apícola esteja perto de se concretizar. Mas ainda é cedo para entender se sim!

      De resto, será a nossa geração a ter de paulatinamente trepar essa escada. Uff que são uma montanha de degraus ;)…mas um a um chegaremos lá.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s