Os Aflitos!

Por estes dias tenho lido no Facebook a preocupação de alguns apicultores com a falta do aparecimento de enxames. Noutras zonas, apicultores satizfeitos com a chegada de enxames…no geral, uns aflitos por A outros por não A.

Já eu ando satizfeito por não ter visto nenhum enxame ainda, sinal de que as abelhas continuam a trabalhar onde devem…nas caixas que lhes dei.

Na minha opinião há é que ir trocando as raínhas que assim o exijam, e ao primeiro sinal de que vai chegar o bom tempo, levar uma taraulada de meias alças ao campo e realeiras QB prontas! Assim, cada uma demasiado cheia, faz logo 1 núcleo e leva meia alça e pedrinha no telhado. 2 a 3 dias mais tarde entram um par de realeiras a nascer ou uma raínha vírgem…e se o apicultor for religioso, pode rezar um pai nosso!! Caso ela passadas 2 semanas tiver postura, está uma super-colmeia a produzir. Se ela não tiver postura (10% ou menos)…então tiro a raínha do núcleo e volto a inserir raínha em postura. Dá-se uma pequena pausa de postura que se o tempo for favorável não supera os 10 dias, a raínha mal fecunda pode acelerar a 100%(nos dias de pausa de postura acomularam-se reservas que tornam agora a colmeia invulnerável ao mau tempo…portanto a postura acelera continuamente) e o instinto enxameatório já era!

O futuro é assim mesmo…mas com a evolução de ter raínhas já fecundadas onde agora entram realeiras!

E pronto…ficamos descansadinhos quanto à enxameação para toda a campanha.

Uns vão dizer…essa pausa de postura vai diminuir a producção. – Não axo! Até porque deixamos 6 ou mais quadros de cria por nascer, as abelhas vão estar sempre com a moral de terem ou cria aberta ou uma raínha a aumentar de feromona. Por outro lado uma raínha que tinha de andar à procura de alvéolos para pôr é trocada por uma com uma montanha de amas bem alimentadas e fortes que vão libertar zonas consecutivas para a nossa nova monarca, teremos o dobro do pool genético durante cerda de 1 mês e ainda temos uma raínha que vai aumentar os seus níveis de feromona durante 60 dias…foi-se assim toda a vontade de enxamear e há chance de 3 caixas de mel saírem dessa colmeia!

Se não quiserem perder população alguma…fácil, é só passada uma semana, voltar a colocar a cria do núcleo no sobreninho da colmeia.

Raínhas substituidas, efetivo aumentado, colmeias produtivas…sem chatices de trepar a àrvores nem fumeiros!

Ao seguir um método parecido diminui bastante a sua probabilidade de ir para a praia com uma perna ou braço de gesso devido a quedas na recolha dos enxames, os vizinhos vão ter de recolher as caixas que deixaram na vizinhança, mas desta vez vazias!, não tem chatices a bater à porta de vizinhos mais chatos para a recolha do enxame, nem telefonemas às 22h de uma velhota que não quer lá o cacho das abelhas à frente da porta da cozinha. Se seguir coisa parecida…só perde umas aventuras que contaria aos netos. Tudo o resto é ganho!!

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

9 respostas a Os Aflitos!

  1. Eduardo diz:

    Afonso aki estou aflito é com o tempo… Ontem todo o dia a chover, hj esta a ser igual… As rainhas assim ñ vão fecundar… Ñ para um minuto de chover….

  2. Não estejas aflito Eduardo. Antes assim do que trevoadas. Elas desde que estejam aceites fecundarão. Até aos 28 dias de vida elas fecundam sem qualquer problema. O ideal é ser entre os 6 e os 12…e Domingo parece que não vai chover.

    • Bruno Silva diz:

      Afonso, de onde estás a considerar os 28 dias? Desde que a rainha nasce?

      • Sim Bruno. Há estudos que apontam nesse sentido, sem qualquer perca de produtividade nas fecundações ocorridas até 28 dias pós nascimento, em raínhas mantidas em banco para esse efeito.

  3. Miguel Rodrigues diz:

    Boa noite Afonso
    Importas te de esmiuçar essa informação de que as princesas podem fecundar até aos 28 dias tinha a ideia que apartar dos 12 dias sensivelmente já não fecundavam

    • Um lote de raínhas foi criado, e foram sendo introduzidas nos mini nucleos em diferentes idades. As que foram introduzidas até aos 28 dias de idade foram fecundadas com sucesso, não houve menos esperma armazenado nem menos ovaríolos se desenvolveram. Não sei onde o tenho no meio dos GB de info que leio e guardo…mas sei que o li desta forma.
      A maioria das raínhas fecunda entre o 6º e o 12º se puderem escolher…
      As condições de voo apenas são favoráveis a fecundações capazes se a temperatura passar 18ºC

  4. Bruno Silva diz:

    E dentro de uma estufa acompanhada de amas?

  5. Miguel Rodrigues diz:

    Obrigado pela disponibilidade e prontidão que tens para ajudar
    Grande abraço e mais uma vez obrigado

  6. José Marques diz:

    Olá Afonso

    Trago uma experiência recente que poderá ter algum aproveitamento geral.
    Sempre me faltou material nas situações de emergência, particularmente na época de enxameação. Desta vez, sem saber ainda bem para quê, deixei uma colmeia preparada, com quadros velhos, no apiário. Quando voltei, na vez seguinte, tive a alegre surpresa de ter um enxame alojado. Se tivesse deixado mais, talvez tivesse mais….
    Para quem não tenha os cuidados preventivos ( a procriação é um instinto muito forte ! ) e não queira ficar inactivo,ou andar a pendurar caixas armadilha nas árvores, ou correr atrás de enxames, recomendo esta solução, que é clássica, mas tem andado muito esquecida.
    Cordiais saudações

Deixe um comentário