No dia dos Cravos…fiquei com espinhos!

Hoje foi o 2º dia de partir o coração…

Para encher os mini-núcleos de fecundação de forma pronta e estável, decidi utilizar os apiários que o mau tempo atrasou. 2 deles estavam com 3Q de cria aberta e a crescer e mais alguma cria selada, mas iriam chegar tarde à melada. Assim, sacrifiquei 500gr de abelhas e a raínha para as novas caixas. E em seu lugar entra uma realeira que termina a conversão desses apiários.

O resultado vai ser pouco ou nenhum mel, e enxames que se esperam fortes pelo meio de Junho…afim de nessa altura desdobrar já com raínhas fecundadas. E assim cumprir outros objetivos que são bem mais importantes, como o objetivo de crescer, de terminar as conversões…e durante Junho ter raínhas fecundadas para todos os desdobramentos.

Mas um outro inesperado momento surgiu, com as bilras…um lindo apiário em fevereiro, a que fui trocar raínhas no fim de Março. Só que as realeiras nasceram…e deu-lhes na bolha irem fecundar com o vendaval e mau tempo. Falhei redondamente…e vamos a ver se consigo recuperar, ao menos para que em junho possa retirar algum pólen deste local.

Amanhã é inserir realeiras aos montões…inspeccionar mais um, que deve estar pronto para a silva e orégão, meter capta pólens…fazer mais 3 ou 4 núcleos…enfim, …Primavera

Meias alças seguem para o campo… Mas só serão 4 apiários dedicados ao mel. O que conseguirei, sinceramente não sei! Não estou preocupado com isso…

Estou preocupado sim em ter os objetivos mais importantes cumpridos. As caixas de fecundação todas cheias e a crescer são neste momento o nº 1. Depois ter colmeias suficientemente prontas para as novas raínhas fecundadas, ter algum pólen para os clientes.

Doem as costas…mas está a valer a pena! O apiário de fecundação está a ficar lindo, composto e será em breve um sonho realizado. Hoje tinha a 1a raínha fecundada naquelas caixas. Hoje esse foi um marco histórico atingido.

 

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

12 respostas a No dia dos Cravos…fiquei com espinhos!

  1. Eduardo diz:

    Afonso das rainhas que te comprei nem uma foi aceite!!
    Tive pouca sorte!

    • Eduardo, é por isso que não aconselho vírgens. Pois depende muito do moral das abelhas, da idade, do fluxo…enfim, de coisas que não controlamos. Uso realeiras ou raínhas fecundadas. Quando uso realeiras, se tiver suficientes aplico 2as por núcleo…assim é quase garantia.
      Tenho pena de que não tenham sido aceites, pois são muito boas.

    • Rodrigo Henriques diz:

      Olá! Ontem fui verificar os desdobramentos e das 4 rainhas 3 já tem postura! A que não tinha postura ainda as abelhas já tinham os quadros bem limpos para começar postura! Oxalá que não haja nada de anormal agora! 🙂

      • Rodrigo,
        Fico feliz com o resultado!!
        As tuas e as do Eduardo eram irmãs…pelo que tendo as tuas sido aceites, peço que descrevas como fizeste, afim de compreendermos melhor.
        Muitas vezes é o moral, ou a idade das abelhas a influenciarem.
        O tempo de orfandade tb.

        Depois, no fim de Junho, conta-nos o que achas delas!!

  2. Miguel Rodrigues diz:

    Olá Eduardo
    Não sei que método utilizas eu fecundei rainhas pela primeira vez este ano e de 13 fecundei 10 todas foram aceites as 3 que falharam perderam se. Na fecundação que método utilizas para povoar os núcleos de fecundação?

  3. Eduardo diz:

    Então em 2 nucleolos os quadros foram puxados numa colmeia e levaram criação!
    Nos outros cortei quadros e apliquei nos quadros pequenos!
    Depois estiveram 24h até inserir as gaiolas de introdução!
    Nesses dias choveu mt, se estivesse bom tempo talvez correxe melhor!

  4. Eu a forma melhor que encontrei de estabilizar núcleos de fecundação (os meus são diferentes pois são maiores) foi dar-lhes uma raínha em postura e abelhas da colmeia de onde vem essa raínha. Depois passado cerca de 5 a 10 dias, retiro a raínha e posso colocar realeiras. Mas se tiver de usar vírgens, então o ideal é serem com menos de 24h de nascidas e o núcleo estar orfão pelo menos 3 dias.

  5. Miguel Rodrigues diz:

    Bom dia eu fiz os mini núcleos com abelhas sacudidas e bem molhadas com água doce encho 2 copos para os mini nucleos meto logo a rainha virgem e deixo estar fexado 24 horas com ventilação e pronto tem resultado. Cumprimentos

  6. Pedro Miguel Alves Dinis diz:

    O tempo foi um grande inimigo…. fiquei com alguns núcleos zanganeiros porque as rainhas não devem ter fecundado. Agora ando a ver se consigo introduzir uma rainha nas Zanganeiras, mas tá difícil

    • Vá-lá…vá-lá…Pedro Miguel, serem núcleos não é mau de todo. A mim isso passou-se com colmeias de producção a quem inseri realeiras e cerca de metade falharam fecundação.
      Este ano a producção de pólen ainda não se iniciou para deixar as colmeias recuperarem a tempo do mel de silva (já devia ter mais de 100kg em casa) e tenho cerca de 40 colmeias que devido às falhas de fecundação, só lá para fim de junho estarão recuperadas.
      Uma verdadeira razia…
      Algo que no futuro não permitirei mais que ocorra, pois já terei muito em breve raínhas fecundadas suficientes.

      • André Paulino diz:

        Olá Afonso,
        Já que falam nas zanganeiras, pedia que descrevesses qual o processo mais eficaz para as converter.
        Também tenho andado à luta com 2 colmeias e ainda não consegui. O que tenho feito, é deslocar as colmeias da posição original e coloco outra no seu lugar, com quadros sacudidos sem abelhas. Espero que as campeiras acabem por abandonar a colmeia original, ficando as abelhas em postura. Depois introduzo alvéolos reais.
        Ainda assim, a postura zanganeira continua!?
        Obrigado!

  7. André, funciona muito bem se bateres as abelhas todas da zanganeira fora da colmeia e retirares os quadros com cria de zangão. Voltas a colocar a colmeia no local mas desta feita com 1Q de cria mista (aberta e selada) e se possível uma raínha fecundada a passear nesse quadro. Se não for possível, mete a realeira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s