A perceber erros,

Hoje estive na última sessão de maneio até à cresta, de 3 colmeias que estiveram em testes para ver se com outro tipo de maneio a produtividade aumentaria. Para já todas as 3 estão com 3 meias alças que foram de cera laminada e a encher rápidamente, já com a maior parte da cera puxada.

Todas as 3 doaram 1 enxame durante a campanha. Todas as 3 estão lado a lado. Todas as 3 estão com muito boas perspectivas para produzirem acima dos 30kg de mel por colmeia, talvez cheguem a 40kg.

Agora irei ampliar a experiência a outros 2 apiários já na próxima campanha, passando a ter cerca de 70 colmeias com este maneio. E se tudo correr bem, poderei dentro de um ano começar a formar apicultores para este tipo de maneio.

Tem sido suor, tem sido aprender com os erros…mas começa a ser gratificante os resultados. E se o teste de maior escala confirmar a produtividade e igualdade entre colmeias. Se tal se confirmar, poderei finalmente pensar em produzir bom mel!

Outras 3 que fizeram parte de um maneio ligeiramente diferente, estão encaminhadas para produzirem entre 20 e 30kg…mas sendo todas da mesma genética e no mesmo apiário e sendo os maneios diferentes. Posso com alguma certeza atribuir a diferença ao maneio. No total das 6 colmeias a teste, apenas uma neste 2º grupo teve um problema de morte acidental da raínha e que a atrasou. Mas as colmeias de cada grupo estão tão equivalentes que não acredito ser coincidência.

Portanto, parece que finalmente estou a acertar na receita, sem que saiam enxames e sem ter demasiado trabalho com elas, nem ter de procurar raínhas.

Outra vantagem que estou a encontrar é o facto de me estarem a começar a selar as alças com o mel claro nesta forma de maneio, o que me dará mel mais bonito (soagem, cardo e fechará com a silva), o que é algo que ambiciono bastante. Deixando assim o mel escuro ser produzido já com o mel claro crestado, e permitindo nessa altura um novo desdobramento.

Sobretudo a procura de homogeneidade entre as colmeias foi o intuito deste pequeno teste. E isso provou ser possível em ambos os esquemas de producção.

Caso os resultados preliminares se confirmem na próxima campanha, prometo a todos que farei uma espécie de manual, com fotos e que distribuirei em todas as formações, mesmo que sejam sobre outro tema.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a A perceber erros,

  1. Costa diz:

    Boa noite
    Comecei à cerca de ano com uma colmeia. Que até ao momento nem uma gota de mel de deixou provar. (1 erro)
    Como estava muito forte coquei uma alca passado algum tempo já tinha cera puxada ovos do dia, mel e abelas novas a nascer, no inicio de Abril fiz o desdobramento (que até ao momento não sei correu bem) na altura ficaram bem e forte as 2 caixas.
    Sexta feira comprei 3 enxames cheios coloquei os durante a noite e parece que correu tudo bem, ja coloquei 1 alca no Domingo nos 3 enxames, haver se começam a puxar cera.
    Domingo ao chegar ao apiario reparei que a minha 1 colmeia estava com poucas abelhas a entrar e sair, enquanto que as outras 3 compradas recentemente estavam muito fortes.
    Abri a colmeia e reparei que ainda nem a cera tinham puxado passado quase 2 meses não achei nada normal, retirei a alça e qual é o meu espanto que a colmeia tinha muito poucos habitantes.
    Perguntei a um apicultor aqui da zona da Serra da Estrela que me disse que deve ter enxameado na mesma mesmo depois do desdobramento, reparei que os quadros tinham ovo do dia e algumas larvas nos alvelos mas poucos. Vim para casa de rastos.
    Gostaria de saber a sua opiniao? O que será que fiz de errado?
    O que fazer com esta colmeia fraca?
    E com a desdobramento?
    Qual o caminho a optar para tentar fazer com que as 3 colmeias também funcionem, o tempo aqui não ajudado nada as temperaturas e a chuva parece que não querem ajudar, que fazer tambem nesta situação.
    Desde o meu muito obrigado.

    • Bom dia Luis,

      Começe por fazer um curso de iniciação à apicultura e por ler um bom livro de apicultura.

      Aí não muito longe, a Beerural (sertã) tem tido muitas formações.

      Não lhe consigo dizer o que se passa sem olhar as abelhas. E é muito importante que compreenda quando colocar as alças, como desbloquear um ninho, como e quando alimentar, o que é uma colmeia zanganeira, e como pode aumentar a produtividade.

      Se as aprender a trabalhar, 4 colmeias dão mais mel do que aquele que conseguirá consumir!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s