Quase na hora!

Faz já bastante tempo que não chove, e as trevoadas qu têm ameaçado, não têm mesmo passado de ameaças.

Apenas uma tília aqui e um resto de silvas acolá mantêm as colmeias em atividade, mas com ganho de peso pouco significativo.

As raínhas contraem o ninho, e tudo está a ficar bloqueado de pólen e mel, com cada vez menos cria. Poderia fazer mais uma ronda de realeiras, mas duvido que a taxa de sucesso fosse por aí além e não confio na qualidade dos zangão de 15 de julho em diante.

Não tarda muito e haverá uma explosão de pólen, mal os milhos criem bandeira (pequenas parcelas que os velhotes amanham), mas sobretudo as searas de sorgo que irão garantir um fim de mês cheio de pólen, sobretudo sabendo nós que o pólen de sorgo é de enorme valor proteico, e sendo aqui na zona o sorgo algo recente, mas onde já aparecem searas com 4ha. Há pois que crestar dentro de 15 dias tudo o que seja possível, para tratar e começar a estimular logo na viragem do mês, apostando fortemente na tágueda.

Vou alimentar líquido, aberto, estimular com pequenas doses mesmo na hora do calor. Começando com pouco e crescendo a cada 2 dias…avivando assim as raínhas e diminuindo muito o desgaste das colónias em ventilação e idas à àgua.

No que toca a mel, ontem passei a tarde a extraír…mas o extrator berrou!, a ver se amanhã ou mais tardar na 2a tá cá o motor da garantia. Ficaram 3 alças em cima da tina por terminar.

 

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

10 respostas a Quase na hora!

  1. Filipe MASSANO diz:

    Olá Afonso.
    Que alimentação (ingredientes) é que está a dar agora?
    Visto aqui na Serra da Estrela a vegetação estar mais atrasda do que aí para baixo, acha que ainda consigo fazer umas realeiras?
    Obrigado e abraço.

  2. Boa questão Filipe! Mas sem sentir a zona não sei dar um bom conselho.
    Alimento – neste momento mal termine a cresta vou alimentar estimulante pois a tágueda começa a abrir lá para 20 de Agosto e quero ter todas as colmeias com 4 ou se possível 5Q de criação nessa altura. Mas só o faço pois esta zona tem sempre pólen durante o verão.
    Este ano o problema está a ser ter os ninhos demasiado cheios de pólen e mel..

    • Filipe MASSANO diz:

      Afonso, preciso da sua preciosa ajuda. Tenho 30 colonias novas, estão-se a fazer, na zona da Covilhã, teem 6/7 quadros preenchidos (reservas e criação) e no ultimo f.d.s fui encontrar a desgraça de 7 colonias zanganeiras. O que poderá ter originado isto? Qual será a melhor forma de resolver? Introduzo 1 Q c/ criação do dia em cada? (como nos ensinou na formação da Sertã, as abelhas não brigam) LOL. Obrigado. Abraço.

      • Olá Filipe.
        A melhor opção passa por unir as que estejam fracas a uma colónia boa via papel de jornal.
        Se tiverem fortes, bates todas as abelhas para o chão cerca de 10m atrás das colmeias., retirando os quadros que tenham mais postura de zangão. Depois inseres 1Q de cria aberta (ovos e larvas) em cada uma delas, para inibir as poedeiras de porem ovos. Alguns dias mais tarde (24h é o ideal) inseres uma raínha fecundada ou virgem na gaiola, colocando a gaiola nesse quadro de cria. Depois deixas tudo queto duas semanas antes de voltar a abrir.

  3. Filipe MASSANO diz:

    Olá Afonso.
    Porque motivo isto acontece? algum erro de maneio?
    O bater as abelhas para o chão é p/ eliminar algumas poedeiras?
    Ao introduzir 1Q de cria aberta elas vão produzir nova rainha, certo? dispensando a introdução da gaiola c/ a rainha? ou não?
    Mto obrigado

  4. Filipe, estando zanganeiras já não farão raínha, e mesmo que o fizessem seria mais 1 mes até haver postura…e nessa altura terias o enxame debilitadíssimo a pleno verão. Ou seja, presisas de bater as abelhas para perderes as poedeiras, precisas de 1Q de cria aberta para teres feromona de cria e inibir novas obreiras poedeiras, essa mesma cria servirá ao nascer de amas à nova raínha que inseres e portanto estará em postura pouco tempo depois.

  5. Rute Lavoura diz:

    Quando tem data prevista para início da formação? Obrigada

    • Olá Rute,
      Esta é a formação que está a decorrer.
      No próximo Fevereiro iniciam-se formações de ano inteiro em
      Santarém – Genearca (contacto Rogério Louro)
      Sertã – BeeRural (Raquel)
      Loures – Cooperativa Agricola Loures (Sr. Cardoso )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s