Já de noite…

Têm sido dias de cresta,

A minha Tanya tem-me valido bastante nos dias em que os dedos inchados já não permitem mais.

É frequente que como ontem o dia se inicie pelas 5 e tal da madrugade e termine após as 22h,

Fotografia0578

As imagens são fracas em qualidade, pois a camera é má e a luz da garagem não é a melhor. Mas dá bem para ver o tipo de favo com selagem a seco que a maioria das colmeias têm e que são uma enorme diferença face às ibéricas que antes tinha.

Este ano parece que me enganei, e também já fui buscar mais tambores. Devo ter meia tonelada a mais do que tinha previsto aquando daquele mau tempo prolongado da Primavera, algo que me surpreende bastante devido ao pequeno número de colmeias adidas à producção de mel.

Fotografia0579

Horas felizes de um verão de cresta.

Faltam os 2 grandes apiários…e mais algumas alças por aí perdidas.

Espero que tudo termine no próximo fim de semana com o almoço e cresta da formação.

😉

3 respostas a Já de noite…

  1. Márcio diz:

    bonita selagem, bom de se ver..

  2. José Marques diz:

    Olá Afonso

    Histórias de Apicultores
    Como a espécie humana é dada a explicar tudo, mesmo o inexplicável, vou tentar contar uma história.
    Pelos 22 de Julho preparava-me para iniciar a cresta . Estava calor, como seria de esperar.
    Para meu espanto vejo uma colmeia a enxamear e o enxame a formar-se num pinheiro próximo.
    Estava alto e num ramo horizontal pouco acessível . Vi logo que os planos se tinham alterado.
    Enchi um pulverizador com água, procurei um serrote e uma caixa e procurei minimizar os impossíveis . Mas Deus escreve direito por linhas tortas. Com a rapidez com que se tinha formado, o enxame voltou para a colmeia.. Alteração rápida dos planos. Bati com a varinha mágica e apareceram cinco núcleos que foram mesmo a conta certa para meter, em cada um, um quadro com célula/s real/ais e um quadro de reservas. Os restantes foram quadros puxados.
    Apliquei a técnica de substituição de lugares, isto é coloquei estes onde já estavam outros, que foram para lugares novos do apiário. Um núcleo ficou no lugar da colmeia.
    O historial anterior:
    Esta colmeia resultava de um enxame da primavera, que aparecera não sei donde e que tinha como característica pricipal ser de abelhas híbridas melífera/ligústica ou mais provavelmente melífera/Buckfast. Foi apaparicada com xarope e deu isto. Bem ou mal o dia de cresta ficou estragado. O balanço só na próxima Primavera !
    Saudações e continuação de bons resultados

    • José, qualquer abelha Híbrida não vai respeitar as características de nenhuma das raças. Tal como cruzar um pombo correio com uma pomba de rabo leque…resulta num pombo rafeiro!
      Daí ser importante a compra anual de matriarcas quando se usa abelha de raça diferente, e depois fazer a substituição anual das mesmas. Infelizmente ainda não o faço na totalidade, mas algo que já vai acontecer na próxima campanha a 100%.

      O meu lema é que: Toda a colmeia saudável que não enxameie é produtiva. E por isso me concentro tanto em reproduzir apenas de colmeias que não enxameiam. Tem aumentado a produtividade, e diminuido substancialmente a enxameação.
      No que toca à produtividade, subiu mesmo muito…tanto no máximo que as melhores colmeias fazem, como também a média de apiário.
      Axo que ainda subirá mais, assim que hajam ceras puxadas e progressivamente todos os drones sejam de linhagem não enxameadora.

      No teu caso, o que faria…seria matar todas essas raínhas já no outono e substitui-las por gado confiável.

      A única enxameação que aceito é a que ocorre nos mini-núcleos demasiado cheios.