Falta apenas 1 Dia

7 dos 8 dias formativos do curso de ano inteiro que tem decorrido aqui no armazém estão cumpridos.

Mais do que falar…é ver e mexer nas abelhas que eles podem melhorar.

Ontem falámos sobre aproveitamento de própolis, retirámos o nosso mel e discutimos formas de aumentar substancialmente a produtividade.

Não há fotos, pois no meio de toda a azáfama e almoço prolongado…nunca mais me passou pela cabeça tal coisa.

Penso que todos eles entenderam no final que nem todas as abelhas são iguais! E há abelhas que dão despesa…e outras que podem gerar mais valias! Mas mais do que falar…e ouvir dizer…viram! Mexeram-lhes…viram as diferenças entre abelhas.

E mais, muito mais!

Viram que pranchetas não fazem falta, que apesar do calor as entradas reduzidas são bem mais frescas para os enxames, que durante todo o periodo de crescimento se pode ter os enxames com recurso a métodos bio a 100% na luta à varroa e mantendo a mesma bastante baixa, viram que uma montanha de material que lhes impingem não faz falta nenhuma, que para ter mel para todo o bairo só são precisas 4 a 6 colmeias, e que partindo de 4 núcleos se chegará ao fim do ano com cerca de 20 e ainda produzindo os mais diversos produtos da colmeia (mel/polen/própolis/cera).

Espero que gostem do vosso/nosso mel! Afinal…deu para provarmos, cada um levar o seu frasco de Kg e ainda acrescentar uma mão travessa ao tambor 😉

Parece mesmo que apesar da imensidão de chuva e do local não ser a modos que famoso, é possível produzir e ter-se rentabilidade.

Cá vos espero em setembro para a última sessão!!

4 respostas a Falta apenas 1 Dia

  1. Carlos Figueiras diz:

    Boas Afonso, como estás?

    Tenho pena de não poder ter ido, mas surgiu um imprevisto, enfim….. espero que tenhas guardado um quilinho de mel para mim, eheheh! Umas perguntas:

    – Vou pela primeira vez experimentar a tirar polen, agora no verão com as temperaturas do alentejo, quantos dias é que achas que o pólen aguenta no capta pólen sem se estragar?

    – Quando o verão acabar quero aumentar o máximo possível o meu efectivo, fazendo desdobramentos, mas gostava de ter uns quilinhos de mel para a família, amigos e conseguir vender algum( neste momento só tenho 3 enxames) e queria usar umas rainhas, mansinhas e produtivas que tu tens, a partir de Outubro quando é que achas que é a melhor altura para começar a desdobrar?( em Setembro tenho que fazer a cresta do cardo)

    – As tuas rainhas aguentam bem o calor do alentejo?

    Abraço!

    • Oi Carlos,
      Pólen nesta altura?
      Só se houver girassol…
      Se tiveres tágueda…aí sim, tirararás 3 semanas em Setembro

      • Carlos Figueiras diz:

        O cardo de abelha tem pólen, eu vejo-as a chegarem carregadas.

        E em relação as tuas rainhas buckfast, aguentam os calores do alentejo? e quando é que aconselhas a começar a fazer desdobramentos?

        Abraço!

  2. Esse cardo tem pólen sim, mas a atividade de recolha é só até as 10h da manha! Pelo que é preferível colher pólen na tágueda se a tiveres.
    As raínhas amarelas foram as que melhor aguentaram os calores da Arrábida.
    Desdobramentos lá para meio de setembro havndo tágueda…