Já se nota!

As temperaturas baixaram, houve 2 dias de nevoeiro e até um pequeno salpico que molhou as folhas e permitiu que as plantas absorvessem àgua pelas folhas e caules. As colmeias aproveitam pois o cardo Asnil e a Tágueda já borbulha. Na maioria das colmeias entra pois uma vintena de cargas de pólen por minuto, já há aumento na cria aberta, e o estado geral das colmeias e muito muito bom.

Os bandos de abelharucos e andorinhas não têm passado por aqui com a intensidade de outros anos, e apenas se nota o aumento da população de andorinhas residentes que tem aumentado bastante nestes 2 últimos anos, o que embora me custe raínhas e abelhas é um excelente sinal para o ecossistema. Seja pela comida que lhes forneço, seja por os magrebinos as apanharem menos devido aos problemas da Primavera Àrabe.

Dentro de 2 dias a azáfama dos Capta Pólen está pois de regresso, e vou colocá-los cerca de 1a semana antes do previsto, pois as reservas são no geral boas e quero criar alguma carência de pão de abelha, bem como desbloquear os ninhos e aumentar a azáfama das abelhas.

Quanto aos produtos da colmeia, o mel dos frasquinhos parece que este ano se vai num instantinho, o veneno já seguiu e embora seja de bom volume a realidade é que pesa muito pouco e apenas vale a pena retirar nas idas ao apiário com outros propósitos, o própolis segue dentro de dias, e os tambores de mel assim que chegue a acordo de preço. Neste último produto é impressionante o impacte que o mel Chino que entra via Ucrania está a ter…com a Producção Portuguesa a sofrer. Triste que num ano que Trás-os-Montes e a Beira Interior produziram tão mas tão pouco, e que os preços continuem quase em mexidas. Bem sei que o Governo prefere olhar para fogos em reacção, para a economia…mas nós apicultura somos parte dessa economia e podemos ajudar a puxar o barco…se também formos um pouco defendidos com as necessárias alterações à lei da rotulagem.

 

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s