Último Push!!

A última parte da campanha de 2016 é sinónimo de 1º pólen do mesmo 2016

Já começou…

E limpo agora quase 6kg de pólen por hora…quase 8x mais do que quando iniciei esta aventura apícola.

O 1º saco de 2016…

Fotografia0595

Que venham mais 30…

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

18 respostas a Último Push!!

  1. Bruno Vieira diz:

    Boa noite. Antes de mais, parabéns pelo seu blog, passo por cá todos os dias para ler os seus artigos sobre apicultura.

    Estou a contacta-lo porque iniciei a minha atividade muito amadora na apicultura com duas colmeias, vou aprendendo com o que vou fazendo, mas devagarinho. Ainda tenho muitas dúvidas.

    Já percebi que tem abelhas buckfast, mais doceis que as ibéricas entre outras distinções que saberá melhor do que eu. Gostava de ter colmeias budistas… como posso converter as minhas em buckfast?

    Outra coisa… Sou natural do Minho, Distrito de Viana do Castelo, não pensa em dar formação para estes lados? Gostava de fazer parte.

    Obrigado pela atenção.
    Sem mais assunto
    Cumprimentos

    • Olá, Bruno!

      Quero ver se vou até essa região pelo fim do ano, nem que seja para uma reportagem apícola. E estou a dever uma raínha a um colega daí, que tenciono levar.

      Quanto a formação para aí não tenho nada previsto, e como se tudo se confirmar já tenho todos os dias do próximo ano preenchidos, penso que antes de 2018 não será.

      No que referes à abelha Buckfast, as pessoas têm uma ideia errada dela, e são muito mansinhas se cada ano trocares de raínha via raínha importda ou inseminada, mas fecundada cá geram abelhas também agressivas pois fecundam com o nosso zangão.
      Ou seja, têm de ser mantidas em estado puro para serem assim Budistas.

      A diferença entre elas e as nossas é para mim a produtividade…

      Não aconselho conversão a apicultores com poucas colmeias, pois o investimento em matriarcas é elevado, e assim há abelhas ibéricas a contribuirem para o pool genético.

      Abraço

  2. Eduardo diz:

    Boa tarde!
    Afonso e se as nossas rainhas fecundarem com zangão buckfast?
    Será que ficam agressivas?

  3. Piores do que são nao ficam!! Excepção á scutelata nao conheço muitas piores que as Ibéricas em agressividade…

  4. Eduardo diz:

    Eu tenho umas que comprei a 2 anos, que são mt agressivas,mesmo mt mas produzem mais, até na maneira como selam os quadros se nota a diferença!

  5. Todas as linhagens tipo C (Carniola ou ancestral Carniolo), sobretudo as da parte Sul e Este dos Balcãs quando cruzadas com a nossa preta viram Belzebú…não me perguntes o porquê, mas este cruzamento específico resulta nisto por 2as a 3 gerações. Mas põem como eu nunca vi, enchendo un ninho Lusitano de tabua a tabua mesmo invernadas em 4Q de abelhas e precisam de muito espaço com antecipação. Nao gosto delas assim…nao respeitam dada que se aproxime do apiário!! tudo corrido a sova…

  6. Eduardo diz:

    Mas para quem tem algumas colmeias fica um pouco caro comprar rainhas puras buckfast todos os anos!
    Pk mesmo criando nos rainhas ñ sabemo quais os zangões que as fecundam!!

  7. Eduardo, a qualidade tem um preço. Este ano no curso de ano inteiro usei uma raínha seleccionada contra enxames recolhidos…resultado, com maneio tradicional a colmeia seleccionada produziu 35kg de mel, zero problemas de enxameação, substituiu sozinha a raínha na altura certa e ainda deu um desdobramento. As outras quando entraram na febre e tivemos de desdobrar já nunca mais chegaram nem perto…

  8. Bruno Vieira diz:

    Boa tarde.
    Antes de mais, obrigado pela sua resposta. No entanto, tenho mais uma dúvida… Qual a melhor variedade da buckfast? F0? F1?

    Cumprimentos

  9. F0 e F1 não são variedades! F0 é uma raínha seleccionada que decorre de uma linhagem de mães e pais bem definida e cujas caractírísticas entre ela e todas as irmãs pouco variam por fazer parte de um estalão bem definido e estável. Quando acasalada com uma linhagem de zangão definida e provada resulta em F0 ou raínhas matriarcas cujas filhas corresponderão ao estalão.
    A Filha dessa F0 voltará a ser F0 se acasalar em estação de fecundação ou via inseminação novamente com zangãos de linhagem definida. Caso faça fecundação aberta nao conseguimos controlar a linha parental das obreiras e futura geração de filhas raínhas pelo que é por isso uma F1 (raínha de producção seleccionada cujas filhas terão vigor híbrido acentuado)
    Se houver filhas dessas F1, serão F2 ao acasalarem novamente com quem calha. F2 deixou de ser uma raínha seleccionada e passou a ser uma raínha rafeira com capacidade de postura incrementada e muita vitalidade que resulta geralmente em agressividade. O comportamento enxameatório deixa de ser conhecido e todas as gerações futuras deixam de ter qualquer qualidade apícola relevante…serão FN. Todo o trabalho de selecção é perdido nas F2.

  10. Eduardo diz:

    Afonso no meu caso tenho 23 enxames mt agressivos, o que devo fazer para melhorar a sua qualidade, e para manter essa qualidade?

    • Eduardo, o ideal é procurar um apicultor com gado mais manso e no fim da campanha substituir as raínhas por realeiras ou raínhas de uma das mais mansas. Caso se use rainha fecundada vinda desse apicultor o trabalho fica feito de uma assentada. Caso se use realeira ou raínha vírgem só à 2a substituição com abelhas dessa proviniencia o problema é resolvido, pois na 1a substituição são os zangãos das agressivas a fecundar as raínhas…e só no ano seguinte serão zangãos filhos das raínhas adquiridas.

  11. Bruno Vieira diz:

    Muito bem. Assim sendo, uma colmeia F1 não é uma boa aquisição ou é?

    Cumprimentos

    • Bruno, do ponto de vista de colmeia de producção é a melhor aquisição possível, já do ponto de vista de a usar como reprodutora não terá valor nenhum se quisermos um trabalho com pés e cabeça. Daí muita gente nos anos 80 quando entraram cá carradas de Lingústicas e neste momento com as Buckfast achar que é só adquirir uma e reproduzir, e passado um par de anos estão mais que arrependidos. Ou seja, quem trocar tem de o fazer de forma consciente de que é preciso aquisição anual de raínhas, sejam F1’s para troca integral anual ou sejam F0’s para utilização como matriarcas. Diria que a um apicultor de 10 colmeias é bem mais barato a compra anual de 10 raínhas fecundadas F1…a um de 100 colmeias é bastante mais em conta a aquisição de 2 ou 3 F0 anualmente (esta é a minha opção) e deixando ao cuidado de pessoas realmente dedicadas e competentes a tarefa de seleccionar (aqui é preciso é escolher bem entre os competentes e os incompetentes – o preço é igual e a qualidade não)!

  12. Eduardo diz:

    Então eu podia comprar uma rainha de boa qualidade e dela fazer rainhas?
    E fecundava longe do meu apiario!

  13. Bruno Vieira diz:

    Boa noite. A quem posso comprar uma colmeia ou uma matriarca buckfast?
    Até agora, só encontrei um criador e já não tem núcleos nem colmeias.

    Cumprimentos

    • Olá Bruno,
      Mando vir anualmente para mim e para alguns colegas. Caso queiras que a/as tuas venham junto com as nossas, até 31 de Dez preciso de saber quantas queres. Se quiseres garantir aceitação eu insiro nas minhas abelhas que são da mesma “raça” e assim levas em núcleos de 3Q…melhor que isto não posso fazer!
      Mandas email para tedigoto@sapo.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s