Alegrias nos dias difíceis…

Têm sido dias de trabalho à Capitão gancho,

fotografia0600

A minha Tanya felizmente não teme abelhas nem picadas, e os meus pais vão ajudando com a menina.

A ver se a infecção amaina e me deixa trabalhar.

Para já é a Tanya a preparar criadeiras, e amanhã começo o pick à canhota a rezar para que haja ao menos 60% de aceitação, o que sem os meus cuidados paternais não sei se haverá. Algo se fará!!!

É assim a vida de apicultor…

Já as idas ao pólen são neste momento uma alegria, e com as abelhas a acompanharem a ida a mais das heras e sobretudo táguedas e figos.

Estão identificados os melhores apiários e os que ficarão de fora na próxima campanha. Estão identificadas também quais os que precisam de mais comida a meio verão. E todos precisarão de mel dos ninhos colhido nos anos húmidos para menos bloqueio por mel.

Dentro de uma semana estaremos muito perto do pico da tágueda e dentro de 2as semanas termino a colheita.

Falta-me ter a mão boa…quero fazer inspeção e não posso, passar núcleos e não posso. Mas mal hajam realeiras…e farei uma pazada de núcleos, mesmo que à maneta e tipo martelo!!

Dentro de 3 semanas será tempo de fórmico e voltar a meter a varroa bem abaixo de 1%…e daí em diante, últimas fecundações e modo de inverno. Não tarda terei de mandar vir uma bela palete de pasta.

Falta-me em princípio vender apenas 2 tambores de mel…e parece que o preço que pedi é afinal justo (assim se confirme tudo). Menos mal que a qualidade é valorizada 🙂 e que também os clientes gostam da seriedade com que faço estes negócios.

O pólen tem tido várias propostas, no entanto está todo vendido desde algum tempo atrás, e prezo bastante os negócios fechados. Pelo que estou contente pela seriedatde demonstrada tb pela pessoa que o comprou e portanto não aceitei nenhuma das outras propostas.

E é assim no Agreste!!

 

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

11 respostas a Alegrias nos dias difíceis…

  1. apibeiras diz:

    Essa mão foi de uma picada? Que tipo de infeção?

  2. eusebio diz:

    olá Afonso elas estão a puxar por ti mas não desanimes que em breve tomas lhe as rédeas as melhoras muito rápido porque o tempo passa de pressa e á muito trabalho pela frente um abraço

  3. Picada não foi…axo que são as luvas de nitrilo que me causam alguns problemas.infetou uma articulação

  4. Dinis Martins diz:

    Boa, noite, desde já as melhoras rápidas, pois eu também gosto dessas luvas, mas é preciso ter cuidado com elas, no meu caso tenho que usar luvas de latex e depois calçar essas, ficava com as mãos cheias de alergia.

  5. José Marques diz:

    Olá Afonso

    Desejo que em breve fique bem e em forma.
    Não tenho conhecimentos médicos para o poder ajudar.
    Sei que as alergias são produzidas por um agente ou substância que o organismo considera um veneno, cria anti-corpos e produz istamina,, com reacções diversas e por vezes graves..
    Sei que qualquer doença só se cura bem e mais rapidamente,quando é bem diagnosticada. Consultar um médico experiente é fundamental.
    Eu, já estive num estado febríl de 39 e 40ºC. Fui a um médico que três vezes receitou exames e análises de rotina. Se à terceira não tivesse exigido outro médico, já estava no outro mundo.
    Boas melhoras

  6. Miguel Rodrigues diz:

    Olá Afonso
    Aconteceu me este domingo uma coisa muito estranha um núcleo que estava a fazer substituição da rainha não estava cheio tinha comida lembrou se é abandonou completamente a casa. Existirá explicação para isto? As rápidas melhoras cumprimentos Miguel Rodrigues

  7. Certamente tinha mais do que uma realeira. Brigam, e sem vencedora nem cria aberta resolvem saír as 2as ao mesmo tempo…bem vindo a Apis Melífera Enxamífera Iberensis.

    A mao ainda me vai dar uma temporada de boa vida!!

  8. Eduardo Gomes diz:

    As melhoras Afonso!
    Eu utilizo um par de luvas de algodão por dentro das luvas de pele. Desta forma deixei de ser picado e nas mãos através das luvas e ao mesmo mantenho as mão mais secas e higienizadas. Por outro lado duram muito mais tempo que as luvas de nitrilo que cheguei a utilizar e se rompaim muito facilmente entre o polegar e o indicador.

    Fica o teu caso muito exemplificativo de como “pequenas coisas” podem causar grandes transtornos.

  9. Eduardo, não foi picadela. É um tendão fora do sítio.
    Mas ainda devo ter problemas para algumas semanas com a mão.
    Abraço!!

Deixe uma Resposta

