Conhecimento

Achei interessante este trabalho, visto que as condições climatológicas Espanholas são em tudo semelhantes às nossas e partilhamos um reservatório comum de genética tanto em abelhas como de varroas.

Para os muitos que começam a achar que o Oxálico sublimado resolve algo, peço que leiam com atenção.

Para todos os outros fica o conhecimento geral.

Trabalho Varroa Espanha

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

9 respostas a Conhecimento

  1. Eduardo Gomes diz:

    Olá Afonso. Já tinha lido este ensaio comparativo e pensei fazer uma tradução de alguns excertos no meu blogue abelhas à beira. Não o fiz sobretudo para não pensarem que tenho alguma agenda contra os orgânicos. Na verdade não tenho, assim como não tenho nenhuma agenda contra os sintéticos. Não acho no entanto que os orgânicos sejam azuis cor do céu e os sintéticos obras do demo.

    Com 65% de eficácia a sublimação do oxálico deixa muito a desejar, sobretudo na ausência de criação no ninho conseguida com o enjaulamento da rainha. Nos países mais a norte na europa parece funcionar bem melhor. No entanto a humidade no ar parece ser um factor determinante para uma boa cristalização do ácido sublimado e talvez na europa do norte ela abunde e em Espanha escasseie um pouco mais.

    Nos EUA estão a utilizar os sublimadores no final do verão com muita criação nos ninhos. Há relatos de eficácia muito questionável, levando alguns apicultores a terem de tratar as colmeias semanas a fio, com 10 e mais vaporizações de ácido.

    Deixo-te uma questão: achas que um tratamento flash com fórmico, diluído a 50%, 80-100 ml, poderá ser levado a cabo no mês de Julho com mel nas meias-alças e com as temperaturas entre os 30ºC-40ºC? Se sim ajudará a controlar a varroa o suficiente durante dois meses (mortalidade de 60% dos ácaros em especial os que estão a desenvolver-se na criação debaixo dos opérculos), por forma a fazer uma aplicação em finais de Setembro de um acaricida sintético?
    Obrigado pela tua atenção.

  2. Olá Eduardo,
    Tenho visto várias teorias sobre a utilização desse tratamento de àcido a 40 – 50%, mas infelizmente não tenho capadidade de testar. Axo que ao anoitecer talvez seja viável. Mas nessa gama de temperatura mesmo os sintéticos trabalham mal. Axo que o Aluen Cap seria a solução mais próxima do ideal em tais condições, acompanhado por uma substancial alimentação de xarope muito pouco denso e que sirva para sobretudo aumentar a % de humidade da camara de cria e diminuir fortemente a necessidade de ida à agua.
    Com as %s mais elevadas axo inconviniente qualquer tratamento de volatilização (fórmico/oxálico/timol/outros) com temperatura acima dos 32ºC, sendo que nessa gama de temperaturas e havendo limões disponíveis os mesmos farão o trabalho sem baixas e com boa eficássia, prontamente assimilados pelas abelhas e funcionando quer por contacto quer por acidificação da hemolinfa (diria 2as aplicações espaçadas 6 dias).
    Mas continuo a preferir o quadro armadilha de zangão e limão em Abril e Maio durante o maneio normal da campanha, que se bem feito deixa uma colmeia com 2% ou menos de varroa na entrada de Junho e portanto capaz de suportar o verão sem problemas se no fim do fluxo cortarmos o ciclo de cria com a retirada da raínha para um núcleo e inserção de realeira. Depois antes da primeira cria selar faremos o que axarmos conviniente e sempre com enorme eficássia. Aí sim oxálico sublimado seria eficaz.
    O maior problema do Apicultor profissional é tempo para isto tudo…
    Ainda esta semana o Costa dizia que deixou de perder colmeias com oxálico sublimado…mas faz aplicação a cada 4 dias em pelo menos 4 repetições. Algo completamente inviável a um profissional.
    Continuo a axar que oxálico por contacto em tiras resolverá as coisas por mais uma década…mas que apenas o desenvolvimento de linhagens tolerantes à varroa que permitam apenas tratamentos mais espaçados (diria 1 anualmente) são a solução.

    Mas com mel a ser pago da forma que está…axo que muitos dos novos projetos estão em perigo e não só por varroa!
    O custo médio de producção de 1kg de mel anda nos 2,65eur…e cada tratamento extra é mais um prego para quem vive do mel e mais um fator de incerteza!!, Ou seja, com todos esses custos, gasóleos, etc a aumentar…já vai em 10 ton a necessidade produtiva para se ter uma vida digna apenas de apicultura.

  3. Bernardino diz:

    Olá Afonso e Eduardo,
    Não acham a quantidade de acido oxálico exagerada no aluen cap?
    40 gramas por colmeia!, penso que é de mais ,se tivermos como contraste a quantidade que é utilizada no tratamento por gotejamento.
    Também é uma verdade, que o aluen cap funciona por contacto.
    Abraço.

  4. Dino, o oxálico por contacto necessita de doses superiores, até porque apenas uma % se cola ao pelo das abelhas, o restante cai e é limpo. Como nao é consumido tb não é armazenado nem influi na longevidade das abelhas.
    Conseguia Importar a cerca de 1,25Eur/colmeia…o problema é que não é reconhecido e poderia ser um problema a desalfandegação cá.

  5. Eduardo Gomes diz:

    O tratamento flash com fórmico e de acordo com o que li deve ficar na colmeia cerca de 15h. Colocado às 19h-20h e deixado ficar até às 10h-11h do dia seguinte conseguimos fugir às horas mais quentes mas ainda assim tem o seus riscos. Segundo o que li deve ser diluído a 45%-50% para evitar a morte das rainhas e a deserção das abelhas. Parece-me a melhor escolha dentro do que há e em face do que pretendo, pois em Julho ainda há muita criação nos ninhos na Beira Alta, mas a varroa debaixo dos operculos será afectada na mesma, em especial os machos, de acordo com o que li.

    Vamos esperar que o Aluen Cap chegue; já se encontra à venda na net (15 tratamentos custam cerca de 25 dólares) mas se inserir o meu código postal diz-me que é invalido. Julgo que só vendem para a Argentina. Enquanto não chega temos de continuar a dar-lhes luta e encontrar as melhores soluções que pudermos e soubermos.

    Olá Dino
    Vamos esperar pela opinião do Afonso mas julgo que a razão pode estar no que afirmas: o Aluen Cap funciona por contacto e o gotejamento em parte por ingestão.

    Viste que tem 40gr por tira na proposta de patente que se encontra na net ou noutro lado?

  6. Eduardo,
    Experimenta em 3 ou 4 colmeias uma semana antes de usares o àcido para evitares dissabores com essa quantidade!!
    Não te esqueças que aqueles resultados pressupõem uma câmara de volatilização (podes usar meia alça vazia para tal).
    Tirando amostragem de abelhas antes do tratamento e uma semana após, ficas a saber se penetrou bem nos opérculos.
    Em todo o caso tens de abrir 2x a colmeia, para colocar o àcido e retirar o evaporador. Logo 2 flash de Limão farão o mesmo trabalho sem necessidade de material extra nem risco para as abelhas e resultados excelentes em eficássia.

  7. Bernardino diz:

    Olá Eduardo e Afonso.
    Li no site da cooperativa que o fabrica, é pena não o ter gravado, pois já foi apagado. nesse site falava em quantidades e como se fabricava, incluindo a patente e autorização para comercialização na Argentina.
    Mas como te tinha dito ao telefone, o amigo que tenho na Argentina, confirmou que por enquanto só esta disponível na Argentina, disse ainda que estão a construir uma fabrica nova ,para produzirem grandes quantidades e exportarem.
    Pedi para que envia-se uma caixa para testar, mas não conseguiu.
    Afonso, li num blog espanhol que dizia que a Espanha estava a importar mel de portugal a 1,69€
    o kg.
    Eu não acredito, mas se for verdade estamos no mau lençóis.

  8. Bernardino diz:

    Ola Afonso.
    No blog Corona apicultores, tem tabela de quantidades e o preço que referi a pouco, ainda é mais baixo, 1.45€
    Abraço

  9. Oi Dino,
    Cada tira do Aluen leva 7gr de oxálico ao que sei.
    Quanto ao mel, é verdade! Mas não é mel Português…é sim, mel que passou por Portugal, que são coisas diferentes. Assim ficam com a vida facilitada nas Bodeguices, ao escudarem-se que esse mel é Portuga. Infelizmente aceitamos isto tudo na Europa sem ofender ninguém nem ninguém ir para junto do Bibi.
    É por isso que os Trump’s por lá, os Le Pen’s, e toda essa maralha vão tomando o Poder. Pois o Poder não está ligado à realidade. Vive uma realidade paralela…só deles!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s