Desdobramentos no pino do Inverno

Ando encantado mais uma vez com as minhas abelhas,

Hoje, há pouco mais de meia hora andava eu junto a elas e a sortear ao acaso os mini-núcleos para ver o estado de coisas.

O que encontrei farme-á acelerar o corte de estrados, a furação de novos mini-núcleos e toda uma panóplia de operações no armazém.

Assim, ao cheiro a lenhador de quem anda a arranjar a floresta, somar-se-ão horas de trabalho em armazém, afim de duplicar o volume das caixas e deixar que os mini-núcleos cresçam durante o Inverno e possam logo à saída do mesmo proporcionar desdobramentos e duplicar a capacidade instalada de fecundação de raínhas.

É pois com sorriso de orelha a orelha que delá venho…pois apesar desta ser a altura do ano que deprime a minha alma d’Apicultor devido à falta de horas de luz e sol baixo, as abelhas dizem-me que devo começar a sonhar com a Primavera e que posso desde já preparar-me para desdobramentos que apesar de não serem efetivos neste momento, são sim desdobramentos planeados a meio da invernada. Benditas sejam estas 100 raínhas!!, e mesmo que apenas 75% delas Invernem fortes, tal permitirá que logo em fim de Março tenha 150 mini-núcleos a fecundar princesas.

“Na Teoria a Teoria e a Prática são a mesma coisa!…na Prática bem sei que não são.”

Pra sonhar ainda não se paga 😉

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Desdobramentos no pino do Inverno

  1. Miguel Rodrigues diz:

    Olá Afonso aqui no norte da gosto velas entrar carregadas já à muito eucalipto e as velutina estão a diminuir mto próprio desta época. Também não pode ser sempre desgraça. Abraço

  2. Olá Miguel, são boas notícias as tuas então!
    Aqui o pouco eucalipto que há abre a conta gotas, algo que pode valer estar depois aberto até Março. Com o tempo bom o tojo começa a abrir, pelo que junto com as nespreiras e a meia dúzia de eucaliptos abertos a que cada apiário tem acesso vão sendo suficientes para manter reservas e uma boa população. As abelhas estando ativas e a pouca humidade do ar e poucas varroas fazem com que as abelhas se mantenham saudáveis sem viroses.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s