Que bem enganas…

Hoje fui espreitar os mini-núcleos e os núcleos.

Não foi preciso abrir, pois o pólen entrava abundante e pela primeira vez já senti o aroma inconfundível do eucalipto. O fluxo vem em crescendo!

Mas aqui é Agreste, e no Agreste é um enorme engano pensar que estas 4 ou 5 horas de trabalho diário das abelhas chegarão para fazer algumas alças de mel.

Assim, é tempo de ir sentindo regularmente o pulso aos enxames, e é tempo de alimentar os mini-núcleos. Mas é sobretudo tempo de estar precavido para um inverno que pode bater com muita força lá mais para diante.

fotografia0633

Para os lados do Litoral Centro e Litoral Norte este deve ser o ano do Eucalipto, pois ao contrário de outros anos as abelhas tiveram tágueda encadeada com muita margoriça e agora com eucalipto que está a abrir na altura certa e com imenso botão miúdo que abrirá já no fim de Inverno. Ou seja, suponho que nessas paragens as abelhas tenham este Inverno uma bela chance de retribuirem e bem aos apicultores.

Por cá, haverá mais uma vez um belo fluxo de Azedas, que este ano será extraordinário, tal a quantidade delas e o seu desenvolvimento que está ligeiramente atrasado. Mas cabe ao Inverno decidir qual o aproveitamento que as abelhas farão. Geralmente redunda em fraco aproveitamento devido ao frio e vento! No entanto as abelhas estão tão glamorosas que se houver boas previsões lá para meio de Dezembro, irei arriscar e colocar umas alças em mais 2 apiários (num já as tenho).

Como apicultor, este início de campanha promete, visto que a varroa está em níveis extraordináriamente baixos fruto do bom maneio, as reservas são adequadas e o nível de cria também. As colmeias estão fortes mas sem criarem zangão e estas chuvadas temperadas com bom tempo permitem às abelhas voar e não acomular mortandade por viroses ou nosemose. A entrada constante de pólen de nespreira e agora também de eucalipto ajuda a uma dieta saudável, que dentro em breve trocará o amarelo das nespreiras com o amarelo das azedas a juntar-se ao branco dos Eucaliptos.

De todos os núcleos de Outono houveram apenas 6 falhas, e os núcleos aceleram agora para que em breve se sentirem com o conforto de uma caixa cheia. Mas tal desenvolvimento valerá muita população e menos reservas. Por isso toda a atenção é pouca! E ao mínimo alarme de que virá uma semana de mau tempo há que carregar a carrinha com uma dezena de caixas de pasta e distribur meio pacote a cada um deles…sem medo das despesas!

 

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s