A vergonhosa realidade!

No CM de ontem, 3/12 está um artigo sobre a melaria da Meltagus em Castelo Branco. Um verdadeiro Elefante cuja extracção é gratuita para os Apicultores. Até aqui tudo bem, e saúda-se o apoio de alguns meios locais à apicultura.

No entanto, penso que (segundo a informação que me chegou) a mesma melaria custou       1 000 000 de Euros entre equipamentos e Edifícação.

Em 2016 extraíu 20 000Kg de mel, e está lá escrito que a Câmara Municipal de Castelo Branco investiu cerca de 80 000 eur que suponho serem para manter o investimento em laboralção. Ou seja!

Cada Kg de mel extraído custou à Camara de Castelo Branco 4Eur, um pouco acima do valor do mel aí extraído.

Isto quer dizer que caso não tivessem feito o investimento, a Câmara Municipal de Castelo Branco, poderia com esse dinheiro e em anos maus comprar as 20 ton de mel já extraídas aos apicultores acima do preço de mercado, revender a preço de mercado…e ainda poupava 70 000eur.

Na mesma coluna vem publicado que a quantidade de mel de um ano normal deveria de rondar as 50 ton, o que mesmo assim daria 1,6Eur/kg de custo de extracção.

Também se não me engano, a capacidade instalada é de extracção de 7ton/dia. A tal corresponde que em 2016 a dita melaria trabalhou 3dias e que num ano dito “normal” trabalhará cerca de 7 dias.

Assim, denuncio este investimento que nem sequer é questionável. É Criminoso!!! é assim com investimentos desta qualidade que se destrói um Portugal, e se manda literalmente para o lixo 2 000 000 de euros que dariam para equipar dezenas de pequenas melarias e se cria um custo anual exorbitante pois após construída o custo de manutenção e operação tem de estar coberto sob risco de falência.

Os apicultores que têm a sorte de poder aproveitar isto fazem-no e bem a meu ver! A culpa não é deles de forma nenhuma!!

Mas no mínimo devería ser investigado pelo ministério público quem tomou a decisão de avançar com a obra, com que números se avançou e quais as alternativas que existiam. Era o Mínimo…dos mínimos! Saber quem apresentou os cálculos de viabilidade financeira.

À Camara Municipal de Castelo Branco cabe procurar por todos os meios que se passe aí a extraír muitíssimo mais mel, pois só para justificar os 80 000 eur anuais, mesmo a ser simpático teriam de extraír 160 ton para não ser um investimento super ruinoso e passar apenas para questionável.

Vejam a Notícia…, denunciem e quem de direito que investigue!!

A Central Meleira de Castelo Branco, que extrai e embala o produto de vários apicultores da região, esperava processar 50 toneladas de mel este ano, mas não ultrapassou as 20. Ainda assim, diz Odete Gonçalves, presidente da Associação Meltagus, que gere a melaria, “as perdas dos apicultores que recorreram à central foram minimizadas, já que os custos operacionais de todo o processo de extração, embalamento e controlo de qualidade são suportados pela autarquia”. Financiada pela câmara municipal, que este ano investiu mais 80 mil euros num sistema de recolha e purificação de cera, a Central Meleira abriu portas há quatro anos com sete produtores associados e, já este ano, processou 39 lotes de mais de 20 apicultores.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/clima-fez-cair-producao-de-mel

É com milhares de investimentos desta qualidade financeira “INJUSTIFICÁVEIS e RUINOSOS” que comprometemos o passado, o Presente…e o FUTURO!!!

Esta é mais uma denúncia de como é fácil gastar o dinheiro alheio, e de como ninguém é responsabilizado por investimentos que no final são um gasto, pois investir requer retorno. Todos os Albicastrenses devem pois saber que anualmente pagam esta fatura e que cada um deles pagou 1,4Eur este ano, quando o mesmo apoio (oferta de extracção) custaria numa melaria convencionada e para a mesma quantidade de mel 0,08centimos…quase 20x menos. Estão a ser roubados sem se aperceberem!!!

 E no Investimento todos (Portugueses e Europeus) fomos Roubados!!

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

3 respostas a A vergonhosa realidade!

  1. Jorge Santos diz:

    Atirar dinheiro para cima dos problemas raramente os resolveu, não poucas vezes fazem surgir novos problemas, em particular uma casta de personagens que se especializam em dizimar recursos/subsídios.
    Por razões óbvias os políticos preferem grandes projectos, regra geral elefantes brancos, que permitem cerimónias pomposas de inauguração em vez de pequenos projectos em que o promotor coloca o seu empenho e capital e por isso têm muito maior potencial de dinamizar a economia e ter sucesso.
    Abraço.

  2. apibeiras diz:

    O que mais me chateia é que eu já duvidava como podia funcionar aquele monstro e quando falava com colegas apicultores, diziam que eu estava a exagerar… No entanto gostava de saber como produtor onde se vende o mel entre 7 e 8 euros??

  3. apibeiras diz:

    Ainda quero ser mais pragmático, porque referir que uma produção é de 13kg/colmeia somente em metade das colmeias, é dar uma “não informação”. Pois na realidade a produção foi de 6.5kg/colmeia e aí sim damos a informação de uma ano mau…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s