Regalo para os olhos!

Depois de cerca de uma semana envoltas numa espécie de caldo ora chovido ora em forma de spray…Hoje finalmente houve céu limpo e o vento amainou. As abelhas saíram tão a gosto que não queriam saber de nada nem de ninguém. Procuravam as 1as azedas abertas nalgum cantinho abrigado, os medronheiros e alecrins dos jardins, as nespreiras e os sinda poucos eucaliptos. Foi um regalo poder passear no meio de um apiário com 50 caixas e outro de 15 e nem uma picadela!!

Os mini-núcleos que foram povoados até junho estão soberbos e apenas 5 perdidos ou unidos. Os tardios terão percas maiores, mas assim que as azedas abrirem terão literalmente milhões delas ao seu entorno e os tardios que se safarem só precisarão de bom tempo para quadruplicar a sua dimensão.

Na frente das colmeias não há abelhas a trepar, nem mortas. Os estrados estão limpinhos e estou a gostar da entrada no Inverno. Mas nada de alimentar agora…nada de estimular! O ideal era mesmo entrar tudo em Janeiro com apenas 3Q de cria, e as azedas ao estarem atrasadas podem ser um precioso auxílio. É que no ano passado por esta altura haviam colmeias com zangão e estava tudo demasiadamente acelerado…e tudo tem o seu tempo de ocorrer.

Vamos ver no que vai dar este 2017 apícola…mas para já promete!

Alimento só na entrada do ano e em pasta…até abril só e apenas só pasta!!nada de estimulante. Colmeias demasiado fortes agora (excepto zona de eucalipto ou flora de inverno muito forte e com climatologia boa) podem morrer de fome num instantinho caso o tempo vire para o extremamente chuvoso ou extremamente frio. Assim o ninho quase cheio de abelhas e nascimento de novas abelhas que mantenham a população é o ideal, pois cria a mais representa reservas a menos. Daí a alimentação ficar para mais tarde, com os dias a crescer e com as abelhas a arrancarem. Aí sim, temos de lhe dar conforto em hidratos de carbono e libertar campeiras para colherem mais pólen, facilitando assim o turn-over de Inverno no seu ponto crítico.

Esqueci de dizer que o tojo já está a florescer, e é mais uma fonte de pólen. Hoje elas já andavam nele em força.

Anúncios

Sobre abelhasdoagreste

Jovem, apicultor apaixonado e que comercializa inovação apícola.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s